Petição online “Não ao encerramento do Balcão da CGD em Avanca!”

segunda, 25 de junho 2018


A Câmara Municipal de Estarreja está a promover uma petição on-line contra o encerramento do Balcão da Caixa Geral de Depósitos em Avanca. O Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, quer unir a população em torno desta causa e assina o texto da petição, onde reafirma “a frontal e firme oposição” ao desaparecimento destes serviços na maior vila do concelho.

 

A petição é dirigida ao Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos.

 

Esta iniciativa vem complementar o abaixo-assinado lançado pela Junta de Freguesia de Avanca, neste caso tirando partido dos meios digitais para chegar ao maior número possível de apoiantes.

 

Numa primeira posição pública sobre o assunto, Diamantino Sabina, pediu explicações a Paulo Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A. e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, S.A., manifestando o seu “espanto e consternação” pela medida anunciada que vem prejudicar a população de Avanca.

 

 

:: Texto integral da petição pública

 

“A ameaça do encerramento da dependência de AVANCA da Caixa Geral de Depósitos é uma medida sobre qual não podemos deixar de expressar a nossa frontal e firme oposição! Viola as políticas de proximidade desta instituição que é constituída por dinheiros públicos! Não é este o Banco que se diz do Povo? O tempo da austeridade não é passado?

 

A população de AVANCA, de quase sete mil, precisa que esse balcão se mantenha! A força económica de AVANCA representa, tanto do domínio do comércio, dos serviços e da indústria e das mais diversas atividades económicas, uma fatia muito considerável do tecido económico estarrejense.

 

AVANCA não pode ser prejudicada e afetada por uma decisão cuja fundamentação, para o caso em apreço, não encontra qualquer razoabilidade e bom senso.

 

A população de AVANCA merece e justifica a reversão da intenção de encerrar o seu Balcão.”

 

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina