Tesouros do Município com destaque (inter)nacional

quarta, 30 de maio 2018

Só no mês de maio, Estarreja recebeu três visitas de jornalistas e bloggers internacionais, integradas em programas da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal. O roteiro de Arte Urbana Estau e o BioRia são as atrações que mais despertam a atenção da comunicação social e de operadores turísticos.

Com uma tendência cada vez mais acentuada nas cidades europeias, a street art dá uma nova vida, cor e harmonia às cidades por onde passa. Em Estarreja, as duas edições do Estau – Estarreja Arte Urbana, deixaram marcas, não só nos edifícios mas também através de detalhes de especial graciosidade, o que despertou na imprensa internacional especial atenção.

A blogger francesa, Virginie Lalere, viajou de Lyon para conhecer, entre outros locais, as obras que dão cor a Estarreja. Habituada a apreciar arte de grande qualidade, a autora do blogue atasteofmylife.fr, mostrou-se agradavelmente surpreendida com este “museu” a céu aberto.

Já Josefa García Marin veio de Espanha, numa visita com vários itinerários. O BioRia, em Salreu, foi a primeira paragem da colaboradora do blogue “Ruta en Família”. A espanhola deixou-se assim deliciar pela natureza e biodiversidade deste local, ideal para um passeio descontraído em família, que nesta ocasião foi feita em charrete (ver a página dos Passeios de Charrete nos Percursos BioRia).

Outra opção para a diversão em família são os passeios de SUP (ver a página da Fura Beach Surf School) que nesse dia aconteciam no Esteiro de Salreu. São desta maneira valorizados os operadores locais, que também se associam a estas ações promocionais.

Holanda, Espanha, França, Alemanha e Bélgica

Para além das bloggers espanhola e francesa, vários jornalistas internacionais e agentes turísticos aproveitaram as “Fam & Press Trip” (viagens de familiarização) para conhecer o melhor que Estarreja e a restante zona centro do país têm para oferecer. A Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal protagonizou ainda a visita de operadores turísticos e jornalistas da Bélgica e da Holanda, numa ação que contou ainda com a presença da Diretora do Museu de Arte Urbana de Amsterdão, Hanna Stolyarova.

Estarreja é cada vez mais um destino turístico de eleição, não só pelo excecional BioRia, mas também pela arte urbana, passando a figurar no mapa das capitais europeias de “urban art”.