Viva o Santo António!

Festejos chegam a 2 de junho com o Mercado Antigo e trazem GNR, Diogo Piçarra, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia

Festividades com um sabor especial, são sinónimo de cultura local, tradições e memórias, convívio e forte participação da comunidade. Aí estão as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja que trazem mais colorido, animação e alegria às ruas nestes primeiros dias do mês de junho.

quinta, 24 de maio 2018

Entre 2 a 13 de junho, o programa integra o Mercado Antigo, Tasquinhas de Gastronomia Regional, Marchas Populares, concertos de GNR, Fernando Daniel, Diogo Piçarra, Os Quatro e Meia e Daniel Pereira Cristo, e, pela primeira vez, um Encontro Internacional de Jogos Tradicionais e o espetáculo Bandas em Festa. “As festas populares servem para reforçar a identidade de um povo”, evidencia a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

Dois dias de tradições no Mercado Antigo

Tudo começa com uma viagem no tempo até ao final do séc. XIX, durante dois dias, 2 e 3 de junho, na Praça Francisco Barbosa. A recriação histórica do Mercado Antigo relembra o quotidiano até ao início do séc. XX com espaços de venda, encenações, trajes, artesanato, comes e bebes, costumes e ofícios e música tradicional num rebuliço de feira popular que atravessa gerações. As mais antigas que aproveitam para reviver tempos idos e as mais novas que experienciam outras formas de vida, tão diferentes dos dias de hoje.

Isabel Simões Pinto lembra que “em 2014 ampliámos o espaço e a oferta cultural. Com a tradição interligamos novas formas de arte, enriquecendo o cartaz do evento. Da histórica Praça ao aprazível Parque Municipal do Antuã, as festas têm hoje vários palcos, constituindo uma verdadeira celebração simbólica do Município de Estarreja.”

Parque do Antuã é palco de grandes concertos

Nesse sentido, a segunda parte dos festejos vive-se com vista para o Rio Antuã. O Parque Municipal do Antuã é o palco das Tasquinhas da melhor gastronomia regional, servida pelas coletividades locais, ao longo de 6 dias, entre 8 a 13 de junho. É sempre uma boa forma de começar a festejar o santo casamenteiro, à mesa, com amigos ou em família, com boa comida, vinho e muita música. Ou não tivéssemos, logo ali ao lado, o palco principal das festas por onde vão passar grandes nomes da música portuguesa: Diogo Piçarra (dia 8), GNR (dia 9), Os Quatro e Meia (dia 10) e Fernando Daniel (dia 11). Concertos marcados para as 22h e sempre com entradas livres.

Mais de 800 nas Marchas Populares

As Marchas Populares (dia 12) com a participação de 9 coletividades de todas as freguesias do concelho dão um toque especial à programação. 825 marchantes desfilam na Avenida 25 de Abril e na Alameda do Parque do Antuã, numa das noites mais participadas das festas.

“As Festas de Santo António da Cidade e do Município de Estarreja, em vários momentos da sua programação, têm sido uma oportunidade para a comunidade apresentar tradições que integram a nossa identidade cultural, sendo as Marchas de Santo António um bom exemplo. Quando a comunidade se vê envolvida num evento desta dimensão e sente que a sua identidade, as suas tradições estão a ser valorizadas, revela uma forte intervenção comunitária, elevando os valores culturais, com rigor estético e espírito de cidadania”, sublinha a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, a propósito da deliberação camarária que garante o apoio aos grupos participantes, definido em 20€/participante, tendo-se registado um aumento de 11%, num investimento global de 16.500€.

Encontro Internacional de Jogos tradicionais

Este ano, há novidades na programação. Os jogos tradicionais são recuperados nestas festas pela mão da ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amigos das Póvoas, num encontro internacional que reúne pela primeira vez em Estarreja participantes de Portugal, Espanha e França. Nos dias 9 e 10, haverá demonstração onde a população pode participar e experimentar os jogos que eram usados no tempo dos nossos avós.

Bandas em Festa com 150 músicas em palco fecham o programa

O Dia do Município, 13 de junho, é como habitualmente dedicado às cerimónias religiosas e à Sessão Solene do Dia do Município (15h no Cine-Teatro), mas como uma estreia reservada para a noite, Bandas em Festa. Um espetáculo inédito, desenhado especialmente para as Festas do Município pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, naquele que será um “super-concerto” com 150 músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas – Nelson Aguiar, Afonso Alves, Martinho Rodrigues - na direção musical.

Programa completo \ Brochura das Festas