Bem-vindos ao ESTA Integra!

Em dia de portas abertas, na sua sede, na Escola da Congosta em Avanca, o projeto local deu a conhecer as atividades que fazem parte do trabalho diário desenvolvido junto da comunidade cigana, com vista à integração social.

terça, 10 de abril 2018

As boas-vindas foram dadas aos participantes do programa Férias Ativas e a entidades que visitaram o ESTA Integra E6G em dia de portas abertas, uma ação inserida na iniciativa nacional “Escolhas de Portas Abertas 2018”, que teve lugar na última quinta-feira, dia 5 de abril. Na sua sede, na Escola da Congosta em Avanca, o projeto local deu a conhecer as atividades que fazem parte do trabalho diário desenvolvido junto da comunidade cigana, com vista à integração social.

Integrar tem sido a palavra de ordem neste projeto. “Fazer interagir crianças ciganas e não ciganas é também um dos nossos objetivos e acredito que hoje conseguimos fazer isso”, esclareceu André Soares, Dinamizador Comunitário do projeto, pode ler-se no site do Programa Escolhas que noticiou a atividade.

Durante a manhã, crianças e jovens da comunidade local estiveram envolvidas em atividades lúdicas, desde a participação em diversos jogos tradicionais, pinturas e insufláveis, onde os jovens participantes do projeto conviveram com outras crianças e jovens do programa Férias Ativas da Páscoa, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja.

Sem esquecer a vertente do ensino, o projeto tem vindo a dar frutos no combate ao absentismo escolar. Segundo Elsa Santos, professora de apoio no Agrupamento de Escolas de Estarreja, “conseguimos combater a falta às aulas, embora de uma forma lenta, vamos fazendo esse caminho e já conseguimos ter retorno positivo”. (ver notícia no site do Programa Escolhas)

O projeto ESTA Integra E6G trabalha desde 2016 em proximidade com crianças, jovens e famílias da comunidade cigana do concelho de Estarreja, tendo como objetivos fomentar a cidadania, incentivar o diálogo intercultural, facilitar a comunicação entre comunidade cigana e não cigana, contribuir para o sucesso escolar e promover uma participação cívica, social e comunitária.

É realizado em parceria pela Câmara Municipal de Estarreja, Centro Paroquial Social de Santa Marinha de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, Associação de Solidariedade Estarrejense, Cerciesta, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja e Junta de Freguesia de Avanca.