Jovens do município antecipam ingresso no mercado de trabalho

“Um dia com” é o nome da iniciativa que promove o contacto entre a comunidade escolar, empresas e instituições locais. No dia 26 de março, os jovens do município tiveram a oportunidade de ver ao vivo a realidade e dinâmicas de algumas das organizações da região.

quarta, 04 de abril 2018

36 alunos das Escolas Secundária de Estarreja e EB 2,3 Professor Doutor Egas Moniz aproveitaram um dia das suas férias da Páscoa para antecipar o ingresso no mercado de trabalho. Onze empresas e instituições do Concelho acolheram os vários jovens numa iniciativa que pretende, para além da vertente lúdica, apresentar aos alunos do 9º ano novas dinâmicas e experiências, assim como proporcionar uma visão geral do mercado de trabalho em que se irão inserir.

As empresas que receberam os jovens veem a iniciativa com bons olhos. Maria do Carmo Oliveira, da Dow Portugal, refere que este contacto com as empresas é especialmente interessante para os que têm dúvidas sobre qual a profissão a seguir: “desta forma os alunos têm a oportunidade de saber que competências necessitam desenvolver enquanto estudantes e que são valorizadas pelas empresas aquando da admissão de um trabalhador”. A representante da Dow Portugal mostrou-se ainda satisfeita com a recetividade e interesse dos alunos: “os jovens mostraram-se muito interessados e curiosos. Durante as conversas com os diferentes profissionais fizeram muitas perguntas e esclareceram dúvidas”. “É uma iniciativa que deverá continuar”, acrescenta.

Para além da Dow Portugal, a Sinuta, a Danipack e a Rebelo Artes Gráficas receberam nas suas instalações vários jovens que puderam assim constatar as realidades dos diferentes segmentos empresariais.

“Um dia com”… o Presidente do Município

Mas não foram só as empresas que acolheram os alunos da comunidade escolar. Para além de instituições como a Cerciesta, o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilho ou a Fundação Cónego Filipe Figueiredo, também o Município de Estarreja, responsável pelo projeto, fez questão de participar de forma ativa. Diamantino Sabina foi acompanhado durante um dia por uma jovem da Escola Secundária de Estarreja, que teve a oportunidade de ficar a conhecer o quotidiano e dinâmicas relacionais do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.