GNR alerta para os perigos da internet junto dos mais novos
Nos dias 19, 20 e 23 de março, a Escola Padre Donaciano de Abreu Freire foi palco de várias sessões sobre “Internet Segura”. A iniciativa é da CPCJ de Estarreja e da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR e pretende alertar os jovens para os perigos que podem estar atrás de um computador, tablet ou smartphone.
Hoje em dia a internet oferece um mundo de facilidades mas também é um perigo para as crianças que estão cada vez mais expostas a riscos e cyberbullying. Para prevenir e evitar este tipo de situações, a CPCJ de Estarreja e a GNR promoveram algumas sessões de sensibilização dirigidas aos jovens dos 1º e 2º ciclo da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire.
Em sessões de sala de aula, os agentes da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (atual designação para a Escola Segura) da GNR alertaram os alunos para os perigos e deixaram vários conselhos.
Evitar a exposição online é a principal recomendação
Não utilizar a internet sem a supervisão dos pais ou encarregados de educação é um dos principais conselhos, assim como não aceder a sites que não sejam 100% fidedignos. Os agentes da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPCPC) pedem ainda aos jovens que evitem a partilha de fotografias e informações pessoais, mesmo a pessoas “conhecidas”. Isto porque “que uma vez colocada online, a informação ficará irremediavelmente disponível”, esclareceu um dos agentes da Escola Segura.
Ao longo dos dias, a informação foi veiculada por vários agentes da GNR junto das turmas dos 1º e 2º ciclos, de forma simples e adequada às faixas etárias a que se dirigia.
No dia 12 de março, os agentes da SPCPC estiveram ainda na Escola EB 1 da Congosta, e no dia 13 no Centro Escolar Visconde de Salreu. Já em abril, os agentes lecionarão novas sessões, desta feita na Escola EB 1 de Cabeças (dia 9), Escola EB1 do Pinheiro (dia 10) e na Escola do Mato, no dia 11. Estas sessões serão também desenvolvidas no Agrupamento de Escolas de Pardilhó, em data a agendar.
Para o dia 20 de abril, pelas 21h, está prevista uma sessão para pais, encarregados de educação e comunidade em geral, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Estarreja.