"O Sentido da Viagem", desenhos de Júlio Resende

Exposição abre no sábado, às 16h00, na Casa da Cultura

quinta, 11 de janeiro 2018

No centenário do seu nascimento, 1917/2017, a Câmara Municipal de Estarreja associa-se ao Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende para celebrar o nascimento do “Mestre”, expondo na Casa da Cultura um conjunto de trabalhos relacionados com as suas viagens pelo mundo.

A curiosidade face ao meio envolvente e a capacidade de sugerir a vivência dos sítios e a densidade da paisagem, exigiram exercícios formais e reinterpretações visuais que reúnem, ao valor documental, a dimensão plástica e estética. Na aparente fragilidade e no intimismo que execução e dimensão sugerem, estes desenhos proporcionam uma visão abreviada das problemáticas que sempre mobilizam o artista e revelam alguns dos traços mais significativos da sua produção.

"As portas da nossa Casa da Cultura abrem-se para receber Júlio Resende! Um privilégio que muito honra o Município de Estarreja, associando-se, assim, às comemorações do Centenário de seu nascimento. O Sentido da Viagem é também o nosso singelo contributo e a forma de celebrar a vida e obra do mestre", afirma a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

A sessão de abertura decorre no próximo sábado, 13 de janeiro, pelas 16h00.