OPM: publicação dos resultados finais.
Mais de 5200 votos na edição deste ano do Orçamento Participativo Municipal.
Já foram apurados os resultados finais das votações para o Orçamento Participativo Municipal, edição de 2016. 5238 votos válidos deram vantagem aos projetos apresentados pelo CDE – Clube Desportivo de Estarreja (no âmbito municipal), à Conferência Vicentina de Avanca, ao Centro Paroquial de Beduído, à Associação Desportiva Arsenal de Canelas, ao Lar Quinta do Rezende e à Banda Visconde de Salreu (no âmbito de freguesia).
Uma unidade pequena de produção energética apresentada pelo Clube Desportivo de Estarreja recolheu 1368 votos válidos, 40,21% das preferências dos votantes, e recebe, por parte da autarquia, 50 mil euros. A conclusão das infraestruturas para a realização eventos nacionais e internacionais, promovida pelo Arsenal de Canelas ficou-se pelos 1028 votos válidos, 30,22% do escrutínio. As outras duas propostas, beneficiação do edifício do centro de atividades ocupacionais (CAO) Cerciesta e reparação e beneficiação da área pública envolvente do Hospital, lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia e jardim de infância João de Deus recolheram 687 (20,19%) e 319 (9,38%) votos válidos, respetivamente.
Relativamente às freguesias eram 9 as propostas em votação. Cada uma das vencedoras receberá 10 mil euros para investirem nos projetos com que concorreram ao OPM.
Em Avanca, a Conferência Vicentina recebeu, para aquisição de uma nova viatura, 64 votos válidos, 41,83% do total. Apenas 2 votos remeteram para segundo lugar a edificação de uma estrutura de apoio ao turismo na Ribeira do Mourão (62 votos válidos e 40,52%). Em último lugar, na freguesia de Avanca, a construção de um parque de autocaravanas arrecadou 27 votos válidos (17,65%).
Na união de freguesias Beduído e Veiros eram duas as propostas a votação. Com 56,45% (626 votos válidos), o Centro Paroquial de Beduído recebe a preferência dos votantes. Em segundo plano, com 483 votos válidos (43,55%) ficou o Espaço+ apresentado pela Cerciesta.
A requalificação da fachada do pavilhão da Associação Desportiva Arsenal de Canelas era concorrente única na união de freguesias de Canelas e Fermelã e, por isso mesmo, recolheu os 100% dos votos válidos (340). O mesmo sucedeu em Pardilhó onde a requalificação exterior do lar Quinta do Rezende não tinha concorrente. Foram 44 votos válidos que elegeram este projecto.
Finalmente, em Salreu, a impermeabilização da fachada e pintura exterior da sede da Banda Visconde de Salreu conseguiu convencer 51,58% do eleitorado da freguesia, tendo 98 votos válidos. Com menos 6 votos válidos, 92 (48,42%), ficou a proposta apresentada pela Associação Cultura de Salreu, beneficiação do seu salão de festas.
Adolfo Vidal, vice-presidente da Autarquia salienta a votação recorde da edição de 2016, que ultrapassou o dobro de votantes da edição de 2014, demonstrando a mobilização da população para votarem no seu projeto preferido, projetando a importância da democracia participativa. Estão de parabéns todos os projetos (vencedores ou não).
No momento de validação dos votos não foram considerados votos duplicados e perfis com dados incorretos.
Confira aqui os resultados.