Estreias Nacionais nas Quintas de Cinema no Cine-Teatro de Estarreja
Tão Só no Fim do Mundo, Grande Prémio de Cannes, é exibido esta quinta
Esta quinta-feira, dia 27, chega às salas de cinema portuguesas “Tão Só o Fim do Mundo”. De igual forma, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) exibe em estreia nacional o último filme de Xavier Dolan, Grande Prémio do Festival de Cannes deste ano. Em novembro, há outra grande estreia no grande ecrã da principal sala de cultura estarrejense: o premiado em Veneza “Miss Violence”.
A passagem do analógico ao digital contribuiu decisivamente para que o CTE esteja cada vez mais “na fila da frente”, recebendo estreias nacionais como acontece nas principais salas de todo o país.
Inserido no ciclo “Quintas de Cinema”, resultado da parceria do CTE com o Cine Clube de Avanca, é exibido esta quinta-feira, dia 27 de outubro, pelas 21h30, o filme “Tão Só o Fim do Mundo”, do realizador francês Xavier Dolan, sobre um escritor que regressa à sua terra natal para se reencontrar com a família após doze anos de ausência, com o intuito de anunciar a sua morte iminente. Será o amor mais forte do que as mágoas, as memórias e as lágrimas do passado?
Inspirado na peça de teatro do autor Jean-Luc Lagarce e com um elenco de luxo que conta com nomes como Marion Cottillard e Vicent Cassel, o filme venceu o Grande Prémio e o Prémio do Júri Ecuménico na edição deste ano do Festival de Cannes.
A guerra colonial em “Cartas da Guerra”, de Ivo M. Ferreira
Em novembro, no dia 3, as “Quintas de Cinema” abordam a guerra colonial com a exibição do drama português “Cartas da Guerra”, muito bem acolhido pela crítica.
Escrito e realizado por Ivo M. Ferreira, segundo um argumento seu e de Edgar Medina, é inspirado em "D'Este Viver Aqui Neste Papel Descripto: Cartas da Guerra", uma compilação de cartas que António Lobo Antunes (na altura um jovem alferes destacado para Angola) escreveu à mulher. O filme esteve já presente em vários festivais internacionais, entre eles o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).
Estreia de “Miss Violence”, Leão de Prata para melhor realizador
Outra estreia nacional marca o mês de novembro. No dia 24 é exibido o premiado em Veneza “Miss Violence”. Galardoado com o Leão de Prata para melhor realizador, Alexandros Avranas, e com o Prémio Coppa Volpi para melhor ator, Themis Panou, no Festival de Veneza em 2013, o filme chega finalmente às salas portuguesas.
A história aborda o abuso e violência contra mulheres e crianças em contexto familiar. No dia do seu 11º aniversário, Angeliki atira-se da varanda de casa com um sorriso no rosto. A família alega que foi um acidente. Começa uma investigação à procura de respostas e dos segredos obscuros que esconde esta família.
Como é habitual as sessões do ciclo “Quintas de Cinema” decorrem às quintas-feiras, sempre às 21h30.
Aproveite para ver as estreias nacionais em grande plano na nossa cidade! Consulte aqui o cartaz de cinema do CTE.