Câmara Municipal dinamiza a promoção turística de Estarreja
Parceria pretende alcançar nichos de mercado internacionais
A Câmara Municipal de Estarreja tem vindo a consolidar uma relação de parceria com a entidade do Turismo do Centro de Portugal e com a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal (ARPT Centro de Portugal), tendo em vista a promoção turística dos recursos do seu território e apostando, particularmente, nos produtos “turísticos de nicho”, como o birdwatching.
Procurando trabalhar em rede, a Câmara Municipal envolveu igualmente os agentes turísticos locais, recolhendo os seus contributos e opiniões, de forma “a estarmos preparados para receber quem nos visita”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, que tem liderado diretamente todo este processo.
O autarca acredita que “o trabalho desenvolvido em conjunto, de forma consistente, consciente e partilhada, trará resultados muito positivos que perdurarão no tempo e no espaço. Contribuirá para a projeção de Estarreja fora das nossas fronteiras, promovendo e valorizando o nosso território, e para dinamização da economia local”.
Ações direcionadas para os agentes locais
Após uma primeira reunião nos Paços do Concelho, à qual foram chamados os alojamentos locais, empresas de animação turística e de atividades de lazer (passeios de charrete) e espaços de restauração mais emblemáticos e de preservação do património local (Casa do Tear ou tecelagem), para além de técnicos da Câmara Municipal, os agentes turísticos foram convidados a participar num workshop na Casa da Cisterna, que decorreu no início deste mês numa das mais belas aldeias históricas de Portugal, Castelo Rodrigo.
Promovida em parceria com a ARPT Centro de Portugal, esta ação teve como objetivo a compreensão por parte dos empresários convidados de como um projeto de qualidade e com propostas de criação de valor com base no ecossistema da Região pode ser comercializado com sucesso.
Estando inserida numa área que abrange mais de uma centena de municípios do Centro de Portugal, a diretora executiva da ARPT, Marli Monteiro, elogiou a postura do Município de Estarreja de estabelecer uma rede de contactos e parcerias e de criar oportunidades, que classificou de “atitude extraordinariamente única e rara”. Por seu lado, os empresários estarrejenses agradeceram “a oportunidade que nos deram de participar nesta bela jornada de aprendizagem, que decorreu de forma simultaneamente intensiva e descontraída”, comentou Teresa Beirão, proprietária do Pátio de Canelas.
A autarquia tem já em preparação uma outra ação, desta vez sobre o BioRia, dirigida prioritariamente a este grupo de alojamentos locais e promotores de atividades de animação turística e valorização do património local.
ObservaRia 2017 será palco de promoção internacional
Um dos objetivos específicos em cima da mesa diz respeito à preparação da 3ª edição da ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair, que se realizará no próximo ano, em 2017, de 6 a 9 de abril. Num trabalho em estreita parceria com a ARPT Centro de Portugal, entidade que tem por objetivo a promoção externa de Portugal, pretende-se organizar uma “Pre Convention Tour” trazendo a Estarreja operadores turísticos e jornalistas dedicados ao turismo de natureza e mais especificamente ao birdwatching, provenientes de diversos países europeus, com especial incidência para o Reino Unido, Escandinávia e Alemanha.
Especialistas de renome já confirmados
A feira dedicada ao turismo de natureza e observação de aves passa a ter uma periodicidade bienal, permitindo um reforço na promoção do evento e a concentração dos recursos municipais, de forma a aumentar a sua dimensão e qualidade. A edição de 2017 da ObservaRia reúne expositores, palestras, workshops, ateliers, exposições, atividades de campo e passeios (pedestres, de barco, veículo elétrico e kayak) e tem já alguns especialistas confirmados: a editora da revista Wildlife da BBC, Sheena Harvey, o autor sueco Erik Hirschfeld e Dale Forbes, da Swarovski Optik.