ObservaRia 2015: As aves no centro das atenções
Está a chegar a feira dedicada à observação de aves mais a norte de Portugal. A ObservaRia 2015 – Birdwatching Fair celebra a 2ª edição no segundo fim de semana de abril, dias 11 e 12, em Estarreja.
Com a paisagem singular do Baixo Vouga Lagunar no horizonte, especialistas portugueses e internacionais debruçam-se sobre o turismo de natureza, a biodiversidade, a observação e conservação de aves.
30 expositores, 11 palestras, 20 workshops e atividades de campo, 3 exposições, educação ambiental para crianças e atividades de desporto e lazer em permanente contacto com a natureza compõem um programa recheado e atrativo para profissionais e população em geral. Dias 11 e 12 de abril o Parque Municipal do Antuã, o Multiusos e os Percursos BioRia revelam os maiores segredos da vida selvagem.
A abertura oficial da 2ª edição da ObservaRia no sábado, dia 11, está agendada para as 10h30, com a presença confirmada do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, do Presidente da Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e do Presidente da CI Região de Aveiro, Ribau Esteves.
Arte urbana num grito ambiental
O consumo excessivo e a quantidade de lixo e desperdício que daí resulta são aspetos muito relacionados com o trabalho de Artur Silva, o Bordalo II. O artista de 27 anos prepara-se para criar uma instalação urbana, com recurso a desperdícios que irão moldar as formas de um animal, que será apresentada na abertura da 2ª ObservaRia.
Bordalo II utiliza lixo e objetos do quotidiano nas suas intervenções, pintando-os e afixando-os nas paredes. As aves estão muito presentes na sua obra. “Olhos de Coruja” tem a sua assinatura e foi considerada uma das melhores obras de arte urbana do mundo pela Street Art News, em 2014. O artista dará a conhecer o processo criativo na sessão de abertura e apresentará a obra que estará em execução ao longo da feira.
ObservaRia 2015 desperta com a luz das estrelas
Antes da abertura oficial, no dia 10 de abril, sexta-feira, às 21h30, decorre o 1º workshop da ObservaRia 2015, marcando o momento “zero” da feira. “Astrofotografia – Imagens à luz das estrelas” será dinamizado por Miguel Claro, especialista em fotografia de paisagens astronómicas com trabalhos premiados e destacados em páginas web da NASA.
No sábado, Carlos Fonseca, investigador na Universidade de Aveiro, abre o ciclo de palestras na Tenda do Parque, situada ao lado do Multiusos, com a apresentação do estudo “Baixo Vouga Lagunar – Laboratório vivo de investigação científica”, às 14h30 de sábado, 11 de abril. Os sistemas húmidos do Baixo Vouga Lagunar vão estar presentes noutros momentos do programa, nomeadamente no workshop de Rosa Pinho, também da Universidade de Aveiro, que dia 12 de abril recua 25 anos para mostrar aos participantes as alterações e diversidade da flora deste património natural com mais de 4600 hectares.
Feira internacional atrai especialistas de renome
A ObservaRia é a feira dedicada ao birdwatching realizada mais a norte de Portugal. A primeira edição, em 2014, recebeu mais de 3000 visitantes e surgiu como extensão da Observanatura, iniciativa que marca presença anual na Reserva Natural do Estuário do Sado. Atualmente, a ObservaRia e a Observanatura são as duas feiras portuguesas dedicadas à observação de aves.
Uma das mais importantes feiras de birdwatching do mundo é a British Bird Fair e o seu responsável, Tim Appleton, marcará presença na ObservaRia 2015. David Chandler, escritor e educador ambiental, também se estreia na feira internacional de Estarreja com a apresentação de “Extraordinary Birds” e orientação do workshop “Damsels and Dragons”, dedicado a insetos como a libelinha. Um dos mais completos fotógrafos de aves da atualidade, René Pop, volta a viajar da Holanda com destino a Estarreja para repetir a presença na ObservaRia. Autor da exposição “A Choice of Feathers”, patente na sala de exposições do Multiusos durante a feira, René Pop irá partilhar a sua experiência numa palestra na Tenda do Parque e num workshop pelos Percursos Bioria.
A ObservaRia 2015 – Birdwatching Fair é uma coorganização do Município de Estarreja e do ICNF, com o apoio da Turismo do Centro de Portugal e tendo a Birds&Nature Tours, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Universidade de Aveiro, Associação EcoNativa e CP - Comboios de Portugal como entidades parceiras. O programa completo da ObservaRia 2015 – Birdwatching Fair encontra-se disponível em www.bioria.com.