Num acontecimento inédito, Festival Avanca 2013 recebe cineastas e filmes de Macau
Pela primeira vez, uma delegação de cineastas e uma seleção de filmes da jovem cinematografia de Macau irão deslocar-se a Portugal, participando no 17º Festival de Cinema AVANCA 2013.
Pela primeira vez, uma delegação de cineastas e uma seleção de filmes da jovem cinematografia de Macau irão deslocar-se a Portugal, participando no 17º Festival de Cinema AVANCA 2013.
Um grupo de 12 cineastas, que inclui os autores da longa-metragem “Macau Stories, Love in the City”, estarão presentes este ano no Festival AVANCA 2013, o que constitui um acontecimento inédito nas trocas culturais entre Portugal e Macau.
Distinguida com uma Menção Especial na última edição do AVANCA, a produção “Macau Stories, Love in the City” é um filme que reúne vários cineastas num projeto que pela primeira vez em Macau juntou diferentes narrativas para construir um filme de longa-metragem.
Realizado por Jordan Cheng, Fernando Eloy, Ao leong Weng-Fong, Tou Kin Hong, Elisabela Larrea e Harriet Wong, esta produção é a fase visível de uma cinematografia muito jovem que procura refletir o novo espaço geográfico, político, social e cultural de Macau que desde 20 de dezembro de 1999 é uma região administrativa especial da República Popular da China.
O “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que na próxima quarta-feira dia 24 inaugura todas as competições internacionais deste evento iniciado em 1997, tem dado uma particular atenção às cinematografias emergentes, exibindo o cinema contemporâneo dos mais diversos quadrantes e procurando reunir diferentes sensibilidades de quem está a produzir algo de marcante no cinema.
O cinema de Macau foi uma das surpresas do evento do ano passado e a sua presença neste ano procura estabelecer pontes entre duas geografias distantes mas com culturas que se complementam.
Durante o AVANCA 2013 estão previstas várias reuniões entre a comitiva macaense e entidades do cinema português. Entre elas, irá acontecer um encontro com a Academia Portuguesa de Cinema, entidade que em Portugal atribui os prémios “Sophia” ao cinema nacional e que seleciona os candidatos portugueses aos prémios “Oscar” e “Goya”.
A delegação de Macau é constituída pelos cineastas e produtores Ao Ieong Weng Fong, Tou Kin Hong, Fernanado Eloy, Elisabela Larrea, Wong Teng Teng, Chu Iao Ian, Chan Io Wan, Chan Ka Keong, Leung I On, Ho Ka Cheng, Ieong Kun Ieong e Chan Ioc Lin, que se deslocam ao nosso país com o apoio do Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau.
Está prevista a realização de uma sessão de cinema com algumas curtas-metragens macaenses, apresentadas pelos seus autores na noite do dia 24, logo após a cerimónia de abertura das competições internacionais do AVANCA 2013, no Auditório Paroquial de Avanca, no centro desta freguesia do Concelho de Estarreja.
A sessão macaense terá lugar pelas 23h e integra filmes como “The best time, the worst time” de Ho Ka Cheng ou “Not to forget 1999/12/20” de Albert Chu Iao Ian, obras que procuram refletir as mudanças que Macau tem estado a atravessar, graças ao acelerado desenvolvimento económico.
Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, o “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” tem o apoio do ICA / SEC, IPDJ, Região de Aveiro, FCT, Academia Portuguesa de Cinema, Universidades de Aveiro e Coimbra, ESAP, ESAD, APEVT, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.