Pela primeira vez em Portugal
Iniciativa inédita adapta futebol à improvisação teatral
quarta, 03 de outubro 2001
Imagine um espectáculo de futebol com a sua estrutura e regras adaptadas ao teatro. Imagine mais: um árbitro seguindo atentamente a actuação dos actores e sancionando faltas. Nunca viu? Então não perca a demonstração que a Liga de Improvisação Madrilena (Espanha) fará amanhã, sexta-feira, no atelier do ACTO, ao parque municipal de Estarreja.
A iniciativa, denominada Macht de Improvisação e realizada pela primeira vez em Portugal, subirá ao palco pelas 21,30 horas sob a orientação de uma equipa espanhola.
Se ficar impressionado com a demonstração não perca os workshops de improvisação teatral que se realizarão este sábado e domingo no âmbito do Atelier da Juventude.
O macht é um espectáculo teatral com base nas regras desportivas onde duas equipas de seis pessoas (três homens e três mulheres) se confrontam num cenário.
O objectivo deste jogo é desenvolver nos participantes, através da técnica de improvisação, a sua capacidade criativa, permitindo aflorar a espontaneidade, a imaginação, a fantasia e os sentimentos, aproximando-os ao trabalho de criação artística.
As regras são precisas e o tempo cronometrado como em qualquer jogo desportivo. O árbitro sorteia os temas para improvisação, controla o desenvolvimento do jogo e, em alguns casos, sanciona as faltas dos jogadores/actores. Estes improvisam as situações propostas e no final de cada confronto o público vota e concede a vitória a uma das equipas.
«O resultado são cenas surpreendentes e imaginativas», garantem os responsáveis da Liga da Improvisação Madrilena, adiantando que «a combinação do teatro e do desporto faz do Macht de Improvisação uma proposta atractiva, divertida e original que proporciona a aproximação dos jovens ao teatro e à criação artística».
Workshops no sábado e domingo
Além da demonstração de amanhã, a presença da Liga de Improvisação Madrilena em Estarreja será aproveitada para a realização de dois workshops, a decorrerem este sábado e domingo.
A oficina de trabalho, num total de oito horas, será repartida pelos dois dias. O workshop de sábado fará a aproximação à técnica de improvisação, procurando criar um clima adequado, num ambiente lúdico, relaxado e de confiança no grupo de trabalho. Serão feitos ainda exercícios de escuta e observação e criado espaço para o início e desenvolvimento de situações improvisadas: espaço, tempo, personagens e acontecimentos.
O segundo workshop, no domingo, fará a aproximação prática ao funcionamento do Macht de Improvisação. A iniciativa encerra com a realização de um macht com os participantes dos workshops.
Hoje, o Macht de Improvisação é praticado em vários países do mundo como forma de estimular e desenvolver as capacidades de expressão, comunicação e criação dos praticantes, num exercício de escuta, observação e de resposta a estímulos e a novas situações.
O Macht de Improvisação nasceu em 1977 na cidade canadiana de Montreal pelas mãos de Robert Cravel e Yvon Leduc.