Samba nocturno anima Festival da Juventude

Cor e alegria esta quinta-feira nas ruas de Estarreja

quarta, 03 de outubro 2001

O centro da vila de Estarreja vai encher-se amanhã (quinta-feira) de cor e alegria com um desfile das escolas de samba do concelho. Pelas 22 horas as quatro escolas de samba, que anualmente dão cor e ritmo ao Carnaval de Estarreja, vão sair à rua no âmbito do Festival da Juventude que está a decorrer até 14 deste mês no parque municipal com a participação de jovens em múltiplas actividades. O Carnaval, com raízes no século passado, constitui hoje o maior cartaz turístico do concelho, atraindo anualmente milhares de forasteiros a Estarreja. A folia faz parte da vivência colectiva da população, encontrando-se fortemente enraizado nas manifestações festivas que anualmente são promovidas pelos serviços culturais da autarquia. Ciente da importância e do reconhecimento, além fronteiras, do carnaval estarrejense face ao êxito da edição deste ano e do desejo das escolas em «ensaiarem» um desfile nocturno, a Câmara decidiu inclui-lo no programa do Festival da Juventude, esperando que este se repita nos próximos anos. «Trata-se de uma experiência que, se resultar, será certamente repetida no futuro», garante Fernando Mendonça, vereador do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Estarreja. O desfile conta com o apoio da Associação do Carnaval e terá, ao longo do percurso, sonorização musical do reportório de cada uma das escolas participantes: «Os Morenos», «Trepa Coqueiro», «Vai Quem Quer» e «Independentes da Vila». Cada grupo desfilará individualmente durante vinte minutos, partindo da rua dr. Souto Alves, percorrendo depois a rua fronteiriça aos edifícios dos Paços do Concelho e terminando a sua actuação na rua das Comunidades Portuguesas. O desfile de samba é apenas uma de muitas dezenas de acções que têm vindo a decorrer no decurso do atelier/festival da juventude que se prolonga até 14 deste mês no parque municipal e espaço adjacente ao atelier do ACTO – Instituto de Arte Dramática. Além do desfile de samba, o programa do Atelier da Juventude comporta, às 21 horas, workshops de pintura, de iniciação ao trabalho do actor e de recortes de vídeo. Na sexta-feira está prevista a realização de um workshop de banda desenhada (entre as 18 e as 20 horas), um macht da liga madrilena e karaoke (23,30 horas).