Sabores do Forno até dia 26 nos restaurantes do concelho

Festival Gastronómico em Estarreja

sexta, 17 de setembro 2010

Bacalhau com Broa, Vitela Marinhoa assada no Forno, Polvo no Forno ou Alheira de Caça no Forno são apenas alguns dos pratos que pode provar a partir de hoje e até dia 26 no Festival Gastronómico Sabores do Forno que decorre no concelho de Estarreja.

A DESTAC – Associação para o Desenvolvimento de Estarreja Centro, uma parceria da Câmara Municipal de Estarreja e da SEMA – Associação Empresarial, promovem a primeira edição do Festival Gastronómico – Sabores do Forno, com a adesão de 9 restaurantes. O Sabores do Forno pretende ser uma mostra dos vários pratos regionais confeccionados em forno.

"Relembrando alguma tradição e história queremos trazer o sabor dos pratos que eram confeccionados no forno", referiu o presidente da Destac, João Alegria, durante a abertura do certame que decorreu na hora de almoço no Restaurante Tropical, no centro da cidade, com a presença do presidente do Município, José Eduardo de Matos, também Vice-Presidente da Região de Aveiro – Comunidade Intermunicipal, que patrocinou a iniciativa.

"Sabores nobres e tradicionais" que os visitantes podem descobrir até dia 26 de Setembro, em nove restaurantes do concelho.

Com este festival retoma-se a "tradição de alguns pratos que a Feira de Santo Amaro sempre teve como a carne assada, um prato muito antigo e tradicional", acrescentou o presidente da SEMA, José Valente, que espera que mais restaurantes adiram na próxima edição uma vez que esta é uma "ideia para continuar", referiu.

Este é o primeiro passo para a criação da Carta Gastronómica do Concelho de Estarreja. A acção pretende trabalhar em conjunto com os restaurantes para a promoção da cozinha tradicional. O evento conta com o apoio da Região de Aveiro – Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga.

Restaurantes Aderentes:

[Estarreja]