Campo de Férias Verão: Canoagem no Rio Antuã, no parque da cidade

quinta, 08 de julho 2010

O Campo de Férias – Verão 2010 teve início esta semana com o primeiro grupo de crianças dos 6 aos 12 anos. Durante o mês de Julho, um total de 240 participantes provenientes das sete freguesias do concelho usufruem de um conjunto de actividades proporcionadas pela Escola Municipal de Desporto de Estarreja.

A canoagem no Rio Antuã foi, para além de refrescante, uma das acções mais desejadas pelas crianças. Pela primeira vez, a actividade é realizada no Parque Municipal do Antuã. O espelho de água do Rio Antuã, em pleno parque da cidade, tem as condições ideais para a prática da modalidade na vertente de lazer. E as crianças adoraram.

Esta manhã, o Nuno, de Santiais, e a Carolina, de Santo Amaro, os dois com sete anos de idade, embarcaram na mesma canoa. O Nuno nunca tinha feito canoagem e achou uma “uma experiência gira”. Na sua opinião, não é difícil e é agradável. Dicas para quem queira aprender: “utilizar pouca força e ter o remo debaixo de água”, explica o participante.

Carolina está familiarizada com a modalidade pois já pratica canoagem tendo inclusive participado nas Mini Olimpíadas do Antuã. É uma apaixonada pela água e mergulhou logo após o passeio de canoa. “A água está boa”, disse com alegria depois de duas braçadas no Rio Antuã.

Actividades desportivas, culturais e de lazer marcam esta acção de ocupação de tempos livres durante as férias escolares. Para além de experimentarem modalidades como a natação, o basquetebol e o atletismo, as crianças já fizeram esta semana actividades rítmicas e expressivas e street surfing. A iniciativa contempla ainda uma ida à praia da Torreira a meio da semana. O passeio à Bracalândia decorre no último dia do Campo de Férias.

Os Membros de Partilha, no âmbito do projecto de cidadania "Estarreja Compartilha" continuam a aderir a este projecto. Neste campo de férias de Verão, 24 jovens colaboram como voluntários. A Escola Secundária de Estarreja é a sede dos Campos de Férias.