Pardilhó tem um centro moderno
Um centro moderno e bonito, com mais espaço e segurança para os peões. O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, inaugurou a Remodelação do Centro Cívico de Pardilhó, um ano após o início da obra. Para além da reabilitação urbanística, destacam-se as melhorias ao nível da segurança rodoviária. O investimento da Câmara Municipal é de 775.692,00 €.
O projecto da autarquia resultou do contributo partilhado por diferentes forças vivas da comunidade. Salientando as reacções positivas dos Pardilhoenses à remodelação, José Eduardo de Matos, realçou que este “foi um projecto muito participado. Havia 4 opções, a freguesia pronunciou-se. Houve a colaboração de muitas pessoas e entidades, desde a Igreja aos órgãos autárquicos locais, que interagiram com os técnicos da Câmara Municipal”, convergindo na solução que melhor se adapta ao popular Largo da Igreja, cruzando as memórias com as actuais dinâmicas urbanas, com mais beleza e espaço de encontro para as Pessoas, num “sinal de modernidade e desenvolvimento de Pardilhó”.
Para o autarca, “Pardilhó fica mais qualificado e moderno”. A Câmara vai “avançar para outras freguesias com soluções deste tipo”.
A recuperação, valorização e enquadramento paisagístico vem modernizar a zona central da freguesia, revitalizar um espaço-chave de identificação da imagem da Vila de Pardilhó, reforçar a sua centralidade e de o vocacionar para actividades de carácter cultural e social.
Para Manuel Nascimento, o presidente da Junta de Freguesia de Pardilhó, o resultado final “é o que se ansiava”. Referindo-se a uma obra avultada, o autarca considerou que esta foi uma grande aposta da Câmara, realizada com o empenho da Junta de Freguesia.
Reformulação da Praça
De destacar a eliminação da via lateral contígua à Igreja Matriz, ampliando a zona pedonal, ao permitir a junção da plataforma do Coreto e da Estátua do Emigrante ao Adro da Igreja. Ganha a freguesia uma praça de maior dimensão para as festas e os espectáculos. Reforçam-se as condições de agradabilidade da sala de visitas da jovem vila.
A intervenção incluiu a recuperação do Coreto e da Estátua do Emigrante e a criação de um chafariz. Ao nível rodoviário, foram eliminados pontos de conflito há muito existentes tornando o centro mais seguro para peões e condutores.
A sessão de inauguração contou com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Estarreja e da Banda Club Pardilhoense.