Concurso “Janelas e Varandas Floridas”

sexta, 15 de maio 2009

A Câmara Municipal de Estarreja convida os munícipes a florir o concelho, tornando-o mais agradável e aliado ao ambiente e à natureza. O concurso “Janelas e Varandas Floridas”, inserido na 8ª Semana do Ambiente, quer embelezar e colorir as 7 freguesias. Mas tal não será possível sem a adesão dos estarrejenses.

Com o intuito de promover dinâmicas junto da comunidade, os munícipes (moradores e comerciantes) são convidados a ornamentar com plantas e flores as suas janelas e varandas na segunda edição do concurso “Estarreja, um jardim à beira Ria plantado – Janelas e Varandas Floridas”. A autarquia espera envolver a população, mobilizando-a para a concretização de um objectivo comum, de interesse comunitário e reforçar positivamente a intervenção dos moradores e comerciantes.

À acção da autarquia – de limpeza dos espaços públicos, recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos e de manutenção de espaços verdes – será importante associar uma atitude individual activa e cívica por parte dos estarrejenses.

Os edifícios e espaços municipais têm uma decoração floral. A Câmara Municipal é a primeira a dar o exemplo ao florir as varandas do Edifício dos Paços do Concelho as entradas e janelas dos edifícios camarários, bem como de praças e jardins.

As inscrições para o concurso decorrem até 25 de Maio, nas Juntas de Freguesia e no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, nos Paços do Concelho. A avaliação por parte do júri terá lugar de 26 a 29 de Maio, sendo tornada pública dia 30 de Maio. De entre os vencedores de cada uma das freguesias, o júri escolherá o vencedor do prémio “Estarreja, um Jardim à Beira Ria plantado – Concurso Janelas e Varandas Floridas”. A entrega de prémios será realizada nas Festas do Município (por imposição do regulamento).

O regulamento do concurso está disponível no Balcão Virtual da página electrónica www.cm-estarreja.pt.

Regulamento do Concurso Janelas e Varandas Floridas 2009 [resumo]

O concurso visa o embelezamento de janelas e varandas do Concelho de Estarreja, é aberto a todos os moradores e/ou comerciantes dos centros cívicos das sete Freguesias do Concelho de Estarreja. As áreas de intervenção – centros cívicos das sete freguesias – estão delimitadas em planta e são fornecidas com o respectivo regulamento do concurso no acto da inscrição.

Entrarão no concurso janelas e varandas. Cada participante deverá concorrer no mínimo com 2 janelas e/ou varandas floridas, com excepção para o caso dos comerciantes cujos estabelecimentos tenham uma única janela.

Critérios de Avaliação

. Estado fitossanitário aparente das plantas;
. Densidade de floração;
. Harmonia do elemento floreira;
. Harmonia do conjunto a concurso.

A avaliação será feita por freguesia, sendo eleito o vencedor da freguesia. Os vencedores das sete Freguesias disputarão entre si, integrado nas Festas da Vila, o prémio “Estarreja, um jardim à beira ria plantado – Concurso Janelas e Varandas Floridas”. Em caso de empate será tida em conta a envolvência do local, bem como outras iniciativas por parte dos concorrentes, tais como o embelezamento de portas e entradas.

Prémios

Aos vencedores de cada uma das Freguesias será atribuída um Kit de Jardinagem. Ao vencedor final receberá uma Máquina Fotográfica Digital.

(...) No mundo contemporâneo, o contacto com a natureza em espaços urbanos pode ser mais fundamental do que nunca. Uma metrópole com bastantes plantas e flores ajuda-nos a manter a saúde mental (...).
Revista National Geographic n.º 67