FDTI orienta jovens a navegarem na Internet

Iniciativa enquadrada no Atelier da Juventude

terça, 25 de setembro 2001

Um camião (CDTI móvel) equipado com 12 computadores, impressoras, scaner, televisores, vídeo e serviços como a Internet, videoconferência e multimédia vai ficar estacionado a partir de amanhã, quarta-feira, e durante duas semanas, no parque municipal de Estarreja com o objectivo de dar formação aos jovens do concelho ao nível da pesquisa orientada na Internet. Inserido no Atelier da Juventude, que decorre até 14 de Outubro, o workshop de navegação orientada na Internet será orientado por monitores habilitados para o efeito. Nesse sentido, a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) disponibilizará diariamente pessoal qualificado que irá ministrar formação contínua por forma a dotar os jovens de conhecimentos que lhe possibilitem aceder, sem perda de tempo, a sites temáticos na Internet. O camião, como espaço interactivo de divulgação das novas ferramentas de informação, promete despertar a atenção e o interesse dos jovens face à sua importância actual na resposta às suas necessidades. A presença do centro móvel permitirá, dessa forma, o acesso gratuito dos jovens aos meios de informação e transmissão de conhecimentos nos quais se integra a Internet. O CDTI (Centro de Divulgação das Tecnologias de Informação) é um projecto criado pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias, tendo como objectivo a divulgação e a sensibilização dos jovens para as tecnologias de informação, proporcionando contacto com a nova era digital. Sediada em Lisboa e presente em todo o país (continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira), a Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação foi instituída em Outubro de 1991, envolvendo como parceiros o Instituto Português da Juventude e o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Através dos seus centros espalhados pelo país, a FDTI aposta na difusão de conhecimentos técnicos e científicos na área das tecnologias da informação contribuindo para a formação da comunidade, em especial dos jovens, como forma de responder aos novos desafios da sociedade contemporânea.