Balcão Virtual apresenta novos serviços on line
<p><span style="font-size: 9pt; font-family: Verdana"><font size="1">O Balcão Virtual disponibiliza um conjunto de formulários, regulamentos, procedimentos e taxas aplicáveis de modo a possibilitar aos Munícipes um conhecimento dos elementos necessários à instrução e obtenção de licenças ou autorizações administrativas das competências da Câmara Municipal. </font></span></p><p><span style="font-size: 9pt; font-family: Verdana"><font size="1">Os Serviços <em>On-Line</em> permitem ao Munícipe aceder à Consulta de Processos de Urbanismo e à Consulta de Contratos de Água e Saneamento. Este é mais um passo importante na modernização administrativa da Câmara Municipal, melhorando os <em>back-offices</em> tendo como benefício directo para o Munícipe a disponibilização de serviços via internet.</font> </span></p>
A Câmara Municipal de Estarreja apresentou na passada segunda –feira, na Biblioteca Municipal, as novas funcionalidades do Balcão Virtual e Serviços On-Line da página www.cm-estarreja.pt.
Para o presidente da autarquia, José Eduardo de Matos «estas alterações passam muito pela vontade das pessoas que trabalham na Câmara, sendo a internet a face mais visível de um conjunto de alterações e mudanças que se têm vindo a adoptar no âmbito das novas tecnologias com o objectivo de aproximar a autarquia dos cidadãos prestando desta forma mais e melhores serviços sem que para tal haja necessidade de em muitos casos terem de se deslocar à autarquia ou quando tal seja imperioso o possam fazer já munidos da documentação necessária».
O autarca defende que « este é mais um passo importante na modernização administrativa da Câmara Municipal, melhorando os back-offices tendo como benefício directo para o Munícipe a disponibilização de serviços via internet».
Actualmente, o cidadão tem várias formas de interagir com a Administração Local: de forma presencial, através de telefone, Internet, televisão indoor, entre outros. No entanto, quando se fala em e-Government pensa-se sobretudo no canal Internet. Sendo a Internet, porventura, o melhor, o mais fiável e o mais seguro canal, não deve ser o único. A Internet é o fim da linha e, antes de lá chegar, as autarquias têm que implementar, internamente, ao nível dos seus back-office, aturados processos de desmaterialização, fazer reengenharia de processos, redesenhar procedimentos, desburocratizar os serviços e eliminar redundâncias.
Os balcões virtuais na Internet permitem ter serviços amigáveis, acedidos com comodidade, eficiência, celeridade, a qualquer hora de qualquer dia do ano, mas, antes, há que trabalhar no interior das organizações, promovendo processos de modernização, formando as pessoas e introduzindo tecnologia, pois a mesma é meramente instrumental. O atendimento presencial não será descurado, mantendo-se a aposta neste serviço que o GAME corporiza.
A modernização da Administração Pública Local não se poderá concretizar sem sistemas informáticos adequados, com as redes e infra-estruturas de comunicação necessárias, mas os mesmos não devem ser pensados à margem dos recursos humanos, pois estes representam o factor mais importante de qualquer organização. A implementação do governo electrónico no Município, tem por objectivo facilitar a vida aos cidadãos e às empresas, pois a eficácia e celeridade na prestação dos serviços são determinantes para a atracção de investimentos e de população, com reflexos ao nível do desenvolvimento, do crescimento económico e da qualidade de vida dos residentes, razão pela qual a autarquia dirige para esta área um grande esforço que vai desde o balcão virtual, á intranet autárquicas, ao projecto de desmaterialização, de gestão documental, portais autárquicos etc. que, são projectos que depois de totalmente concluídos colocarão a autarquia num patamar elevado de modernização organizacional.
De acordo com o responsável pelo Sector de Informática e Telecomunicações da autarquia, Luís Luzes, os Serviços agora disponibilizados são resultado de um processo teve início com a reengenharia e organização interna dos serviços municipais e que passou por três etapas:
1 - eSTARREJ@ no bom caminho
Organização e informatização dos back-offices; Reengenharia de processos; Redesenhar procedimentos e fluxos da documentação tornando-os mais eficientes; Desmaterialização de processos e implementação de circuitos de Workflow.
2 - Criação de Balcão Único de Atendimento - GAME
Como uma consequência natural da reorganização dos back-offices; Espaço único de atendimento ao munícipe; Nova filosofia de atendimento; Resposta integrada aos problemas do munícipe; Mais conforto e maior rapidez no atendimento; Sistema de gestão de fila de espera; TV Indoor com mais informação para o munícipe; Maior eficiência no serviço prestado ao munícipe.
3 - Implementação interna do Balcão Virtual
Aquisição de uma ferramenta que sirva de interface com a página web permitindo aos back-offices a colocação dos conteúdos. Cada back-office, através do seu login, insere os seus conteúdos no Balcão Virtual. Os conteúdos são validados em conjunto com o Atendimento permitindo que exista uma total integração com aquilo que é pedido no front-office (GAME). Os conteúdos são disponibilizados automaticamente na página Web da autarquia.
Balcão Virtual – Informação
Disponível para o munícipe
Informação organizada por área
Para cada área, são apresentados vários registos que podem disponibilizar informação sobre requerimentos, formulários, actas, regulamentos, concursos, eventos, etc. Para os diversos tipos de requerimentos podem ainda ser obtidas as seguintes informações: Breve descrição;Taxas aplicáveis; Formulários utilizados;Legislação aplicável.
Consulta on-line de Processos de Urbanismo
O munícipe deve registar-se no sistema, recebendo um login e password via e-mail. Com esse login, o munícipe tem acesso aos seus dados pessoais e a todos os processos de Urbanismo registados em seu nome. Para cada processo poderá consultar: dados do processo; pareceres técnicos; despachos;circulação do processo e notificações realizadas.
Consulta on-line de Contratos de Água e Saneamento
O munícipe deve registar-se no sistema, recebendo um login e password através de uma carta que é enviada para a sua morada postal. Com esse login, o munícipe tem acesso aos contratos de água ou saneamento registados em seu nome. Para cada processo poderá consultar: Consulta de detalhes da Instalação; Consulta de Leituras e Consumos; Comunicar Leituras; Consultar dados do cliente; Consulta de Facturas;Consulta da Conta Corrente.
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