“A Alma e a Gente” de JOSÉ HERMANO SARAIVA : Dia 18 na RTP
José Hermano Saraiva esteve em Estarreja para gravar o programa A ALMA E A GENTE dedicado ao nosso concelho que será exibido na Dois no dia 18 de Fevereiro.
O historiador decidiu vir a Estarreja donde retira uma “lição muito importante”. Esta terra “com muitas atracções e pouco conhecida” faz parte de “território português inteiramente feito depois da construção de Portugal e feito por portugueses, não foi herdado de ninguém”, enalteceu.
“A Alma e a Gente” começou o dia em Salreu no Miradouro da Sr.ª do Monte “para mostrar uma panorâmica da cidade” e visitou a Igreja de São Tiago de Beduído onde se encontra a “lápide mais antiga que têm, e que é do séc. XIII”. A passagem pela Casa Museu Egas Moniz é obrigatória e “vale sempre a pena visitar”.
A expedição inclui o percurso natural do BIORIA, a Casa Museu Solheiro Madureira, a Estação de Caminhos-de-ferro de Avanca, o Estaleiro de construção naval de Pardilhó e o centro da cidade.
Em plena Praça Francisco Barbosa, José Hermano Saraiva dá a conhecer o “centro histórico da cidade de Estarreja” donde realça o “palácio da família Soares de Albergaria, os Morgados de Santo António” e o Edifício dos Paços do Concelho. “Esta Câmara é do tempo dos meus avós”, exclamou no seu tom caracteristicamente eloquente.
Os edifícios de Arte Nova também são outros pontos de interesse e alvo da curiosidade do professor. O melhor será mesmo assistir ao programa no domingo, dia 18 de Fevereiro.
A ALMA E A GENTE constitui uma lição e um estímulo sobre a arte de falar a Língua Portuguesa. Sendo a sua base e verdadeira razão de ser, o êxito do Autor desde há mais de trinta anos, mantendo o método do improviso verbal, sem telepontos nem qualquer outro apoio, características que tem tornado tão populares todos os programas qualquer que seja o tema tratado.
Autoria: José Hermano Saraiva
Produção: Diogo D Almeida/José António Crespo
Realização: Videofono
Exibição no Canal Dois aos domingos e RTP Internacional