Programa Aveiro Digital
11 PROJECTOS COLOCAM À DISPOSIÇÃO NOVOS SERVIÇOS
segunda, 18 de setembro 2006
As entidades beneficiárias da Área de Intervenção (AI) 8 – Informação, Cultura e Lazer, do Programa Aveiro Digital 2003-2006, deram a conhecer os produtos e serviços criados pelos 11 projectos desenvolvidos na região. A apresentação decorreu na última sexta à tarde em Estarreja, no Cine Teatro.
Os representantes das entidades beneficiárias resumiram os serviços criados por cada projecto e as formas de acesso por parte do público. O Vice Presidente da Câmara, Abílio Silveira, destacou "a dinâmica do Aveiro Digital, de extrema importância para a região", uma vez que foram dados aos intervenientes os meios para os projectos se desenvolverem daqui para a frente".
A coordenadora da AI8, Ana Margarida Ferreira, Directora do Museu de Aveiro, explicou que nesta fase, o objectivo é promover os serviços e produtos criados nesta área.
A sessão contou com a presença de Lusitânia Fonseca, Administradora Executiva do Aveiro Digital, que felicitou as entidades beneficiárias da AI8 pelo empenho em mostrar os resultados do trabalho desenvolvido nos últimos 3 anos, de forma a que os serviços cheguem ao utilizador real.
Em Estarreja, desenvolveu-se o MEMDigital – Serviços on-line e Webização interna do Museu Egas Moniz que, entre outros serviços, coloca ao dispor da população uma nova página na internet, onde se disponibiliza o acervo documental da Casa Museu e uma visita virtual, e o Centro de Documentação.
A conservadora da Casa Museu Egas Moniz, Rosa Maria Rodrigues, salientou uma das vantagens do projecto. "Quem aceder à nova página na internet, poderá contactar com o objecto museológico de uma forma virtual, através de uma linguagem interactiva". Quanto ao Centro de Documentação, "está a dar os seus primeiros passos sendo um projecto nunca acabado". A responsável refere-se especificamente ao trabalho de digitalização que, pela dimensão do acervo, é um processo em melhoria contínua.
Na sexta feira, no Cine Teatro de Estarreja, 1000 jovens estudantes do 3º ciclo do concelho assistiram ao espectáculo de teatro e música intitulado “Zoológico", que recorre à Música, ao Teatro, à Dança e a Sistemas Interactivos para abordar conceitos básicos como formas geométricas, áreas e números primos. Esta produção surgiu no âmbito do programa Academia de Artes Digitais.
serviços criados:
http://museuegasmoniz.cm-estarreja.pt/
bibria.cm-aveiro.pt
www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt
paz.misericordiamurtosa.pt
www.ipmuseus.pt/museave
www.sigred.com.pt
aadaveiro.ua.pt
www.terranova.pt/piar
www.adira.com.pt
www.aveiro.juventude.gov.pt
www.aauav.pt
entidades beneficiárias:
Associação Académica da Universidade de Aveiro
Instituto Português da Juventude
Instituto Português de Museus / Museu de Aveiro
Município de Albergaria
Município de Aveiro
Município de Estarreja / Casa Museu Egas Moniz
Município de Ílhavo / Museu Marítimo
Município de Oliveira do Bairro
Município de Ovar
Município de Vagos
Rádio Terra Nova
Reeducativa - Associação para o Desenvolvimento Educativo e Sócio-Cultural
Santa Casa da Misericórdia da Murtosa
Sociedade Recreio Artístico
Sport Club Beira Mar
Teatro Aveirense
Universidade de Aveiro