Programas da Escola Municipal de Desporto
FÉRIAS ACTIVAS OCUPAM 240 CRIANÇAS E "+55" ESTÃO DE FÉRIAS
quinta, 06 de julho 2006
Tiveram início esta semana as Férias Activas 2006 que decorrem até 28 de Julho. A iniciativa organizada pela Escola Municipal de Desporto de Estarreja (EMDE) envolve 240 crianças, dos 7 aos 12 anos, divididas por quatro grupos.
As crianças das freguesias de Canelas, Fermelã e Salreu alinham no primeiro turno da edição de 2006 das Férias Activas. Este programa pretende proporcionar aos participantes o contacto com diversas actividades desportivas e culturais, bem como a ocupação dos seus tempos livres no período das férias escolares de Verão.
Ontem, os jogos aquáticos na Piscina Municipal de Estarreja animaram este grupo de 60 crianças que à tarde visitaram o Parque Ornitológico de Lourosa. Hoje, é um dos dias mais esperados. Durante a manhã, na Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, o grupo experimenta a canoagem.
Patinagem, basquetebol, orientação, jogos aquáticos, canoagem, gincana de bicicleta e jogos na praia são as actividades destas Férias Activas.
A parte cultural é constituída por visitas ao Museu do Papel, ao Parque Ornitológico de Lourosa e ao Centro de Ciência Visionarium. Os participantes são acompanhados, durante todo o dia, por monitores e professores da área desportiva.
Calendário
1ª Semana (03 a 07 de Julho) – Freguesias de Canelas, Fermelã e Salreu
2ª Semana (10 a 14 de Julho) – Freguesias de Pardilhó e Veiros
3ª Semana (17 a 21 de Julho) – Freguesia de Avanca
4ª Semana (24 a 28 de Julho) – Freguesia de Beduído
ALUNOS "+55" DE FÉRIAS
Os 300 atletas do programa “Estarreja em Movimento - +55”, da Escola Municipal de Desporto de Estarreja (EMDE), gozam de um período de descanso, mas só até Setembro. Um passeio a Óbidos e a Peniche assinalou o início das férias de Verão. As aulas semanais de ginástica estarão dentro de dois meses.
É de salutar o convívio entre as nove turmas deste programa destinado a maiores de 55 anos e que envolve um total de 300 alunos vindos das sete freguesias do concelho.
Desde 2002, o programa “+55” tem cumprido a missão que o sustenta, a de criar hábitos de actividade física regular, desenvolvendo acções contínuas de ginástica de manutenção e natação e/ou ginástica aquática e actividades pontuais sob forma de encontros desportivos.
São inegáveis os benefícios da prática regular e sistemática de actividades físicas nos diferentes domínios físico, fisiológico, psicológico e social, por isso se promove junto da população concelhia um conjunto de actividades, de forma individualizada e devidamente orientada, que possibilitam uma melhoria da autonomia e qualidade de vida, com reflexos na saúde.
O programa “+55” tem a duração de um ano (Janeiro a Dezembro). As sessões semanais de 60 minutos caracterizam-se por um trabalho generalizado, incluindo exercícios aeróbios (caminhar, dança, jogging), exercícios de força, de equilíbrio, jogos lúdicos e relaxamento final.
Para além dos benefícios do ponto de vista da saúde, ao nível cardiovascular; força e resistência musculares; ganhos de flexibilidade, coordenação e equilíbrio; e diminuição dos factores de risco atribuíveis ao desuso e ao envelhecimento; este programa tem uma forte componente social ao ocupar as pessoas reformadas, aumentando a interacção social; diminuindo o isolamento; melhorando os níveis de independência e autonomia; e promovendo o bem-estar.
Imagens: Passeio dos "+55" a Óbidos e Peniche