REALIZADOR BELGA PICHA NO AVANCA’06
segunda, 19 de junho 2006
O Festival de Avanca prepara-se para comemorar a décima edição com mais workshops do que nunca. Polémico e provocador, Picha é um dos convidados presentes no Festival de Avanca, onde irá orientar um dos workshops.
Comemorando a décima edição, o AVANCA’06 transformou-se desde 1997 num espaço único na Europa onde grandes nomes do cinema, da televisão e do audiovisual mundial se encontram e orientam workshops, onde participam sobretudo jovens estudantes e profissionais da área vindos de todo o país.
A organização reserva sempre alguns lugares para participantes doutros países, o que tem permitido criar em Avanca um ambiente único de troca de ideias e projectos e sobretudo um ambiente de festa propício ao encontro e ao diálogo.
Os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’06” decorrem como habitualmente na última semana de Julho e todos os workshops acontecem entre os dias 26 e 30.
Enquanto se aguarda o início das inscrições para a totalidade dos workshops que este ano irão acontecer no AVANCA, confirma-se assim a vinda do conhecido realizador belga numa altura em que se anuncia a chegada do seu novo e esperado filme.
Mestre do desenho animado satírico e provocador, Picha é o nome maior do cinema de animação para adultos, sendo autor dos maiores sucessos mundiais de bilheteira com longas-metragens de animação que ele diz serem “de adultos”.
Em 1975 a sua primeira longa-metragem “Tarzoon, a vergonha da selva” encheu salas de cinema em todo o mundo e também em Portugal onde o tempo da Revolução de Abril abraçou este filme burlesco que ataca tabus como o militarismo, o racismo, a virilidade, os clichés ecológicos, o espirito de revolta dos anos 60, partindo do mito do “herói da selva”.
A voz de Tarzoon foi interpretada e gravada em New York por Johnny Weissmuller Jr., por sugestão do pai, intérprete incontornável de “Tarzan”.
Já nos anos 80, Picha realiza “Le Chaînon Manquant” com o qual ganha o Prémio da Fundação Philip Morris para o cinema e sobretudo de forma inédita, integra o selecção oficial do Festival de Cannes.
Em 1987, “Big-Bang” é o seu filme mais radical sobre todas as guerras incluindo as que se encontram no seio das famílias e dos casais.
Com uma filmografia onde se incluem várias séries televisivas de animação e imensos spots publicitários, Picha termina a sua nova longa-metragem “Blanche Neige, la suite”, uma co-produção que reúne vários países europeus e que parece ser a sequela da “Branca de Neve” que Hollywood nunca ousaria fazer.
Caricaturista, desenvolveu colaborações diversas com desenhos publicados na imprensa belga e estrangeira como a revista satírica “Pan”, “Hara Kiri” em França e “Times Magazine” nos Estados Unidos.
A sua sobrinha Françoise Walravens consagrou-lhe recentemente um emotivo documentário.
O AVANCA’06 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja e tem o apoio do ICAM / Ministério da Cultura, IPJ, Governo Civil de Aveiro, Inatel, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.
AVANCA'06
Cine-Clube de Avanca
3860-078 Avanca
Tel - 234.884174
Fax - 234.880658
festival@avanca.com
www.avanca.com