ACÇÃO SOBRE A LITERATURA PARA A INFÂNCIA
segunda, 23 de janeiro 2006
"DEZ REIS DE GENTE... E DE LIVROS, a literatura para a infância" é o tema da acção a decorrer na Biblioteca Municipal de Estarreja, nos dias 26 e 27, das 10H às 17H.
A concepção e realização da iniciativa está a cargo de Sara Reis da Silva, da Universidade do Minho. Inicialmente prevista para Dezembri, a acção realiza-se esta semana e é destinada a animadores sócio-culturais; bibliotecários; educadores de infância; professores do ensino básico e técnicos de biblioteca.
METODOLOGIA
A acção possuirá uma dimensão marcadamente teórico-prática. Paralelamente, à exposição de alguns aspectos de natureza conceptual atinentes ao conceito e às peculiaridades da literatura para a infância, proceder-se-á à análise de um corpus textual contemporâneo.
Divulgar-se-ão diversos textos, sendo sugeridas pistas de leitura e de reflexão partilhada que promovam uma análise sistemática, do ponto de vista ideotemático e estilístico. Procurar-se-á, abordar técnicas de animação de leitura.
OBJECTIVOS
Apresentar um panorama histórico da literatura para crianças em Portugal. Divulgar autores, textos, géneros, orientações, tendências e características representativos da actual produção literária destinada à infância.
Distinguir os recursos técnico-expressivos e as estratégias textuais adequados à competência literária dos leitores infantis. Fornecer "instrumentos" teóricos e metodológicos de selecção e diferenciação de textos literários para a infância considerados "inovadores e criativos".
Promover saberes e compe-tências de análise textual, que permitam uma interpretação crítica da obra literária. Debater o papel da literatura e dos livros para a infância. Conceber a literatura para a infância como recurso potencia-lizador de um adequado desenvolvimento de uma competência literácita. Estabelecer pontos comuns entre os textos divulgados/analisados. Trabalhar estratégias de animação de leitura.
CONTEÚDOS
1. Literatura para a infância (enquadramento genérico):
1.1 Breve abordagem da História da literatura para crianças em Portugal;
1.2 A actual produção literária para a infância:
1.2.1 Autores e textos;
1.2.2 Géneros, tendências e características;
1.3 Papel e funções do livro, da leitura e da literatura infantil.
2. O corpus literário para a infância (algumas aproximações):
2.1 Do conto tradicional às formas narrativas contemporâneas (o conto, o livro ilustrado e os álbuns);
2.2 A poesia para crianças.
3. Técnicas de análise textual:
3.1 Estratégias discursivas e recursos técnico-expressivos;
3.2 Texto verbal vs texto icónico;
3.3 Estratégias de animação da leitura.
FOTO: ilustração de capa digitalizada do livro "Histórias Tradicionais Portuguesas ilustradas por António Modesto"