ALUNOS DO ESTARREJAZZ DÃO CONCERTO COM ENTRADAS LIVRES
quarta, 09 de novembro 2005
A Câmara Municipal de Estarreja promove o EstarreJazz – Festival de Jazz de Estarreja. Hoje e dias 10, 11 e 12, o palco do Cine Teatro recebe concertos de jazz.
Esta quarta feira, o público pode apreciar o Concerto de encerramento do Workshop, que decorreu nos últimos dois dias. As entradas são livres. O espectáculo tem início às 21H30.
Quinta, dia 10, às 21h30, terá oportunidade para ver ao vivo a Jove Jazz Band, a primeira orquestra de Jazz (big band) com origem na Comunidade de Valência e a quinta de toda a Espanha (ano de 1984).
Esta é a empreitada a que se propôs levar a cabo a Jove Jazz Band: a criação de uma big band – escola na qual se dá grande importância ao conhecimento da linguagem e à tradição do Jazz, ao treino do ouvido e à estimulação da criatividade musical. A Jove Jazz Banda tem direcção artística de Jesus Santandreu.
Os cinco músicos do Nuno Ferreira Quinteto actuam dia 11, sexta-feira, às 21H30. Nuno Ferreira na guitarra, Perico Sambeat no saxofone alto e soprano, Jesse Chandler no piano, orgão Hammond e teclados, Bernardo Moreira no contrabaixo e Bill Campbell na bateria, desenvolvem um Jazz fresco e moderno assente na interacção entre os seus elementos e no comum conhecimento e respeito pela tradição do Jazz.
O repertório foi concebido por Nuno Ferreira por encomenda da Culturporto e foi estreado no Rivoli, em Outubro de 2004, durante o festival internacional de Jazz do Porto. As composições reflectem o vasto leque de influências dos músicos deste grupo, que vão do barroco ao pop-rock, passando pela world-music.
O Trio Ibérico encerra o Estarrejazz, no dia 12 de Novembro, sábado, às 21H30. Na bateria está Paulo Bandeira, músico de Salreual. Isaac Turienzo, ao piano, é umas das figuras do Jazz espanhol com maior projecção internacional. O contrabaixo Nelson Cascais foi nomeado em 2002 Músico de Jazz do Ano pelo site www.jazzportugal.ua.pt.
Estes três músicos compõem o Trio Ibérico que tem actuado regularmente por toda a Espanha e Portugal. Actuou nos principais Festivais de Jazz nacionais destacando-se Jazz em Agosto/Gulbenkian, Serralves, Loulé e Matosinhos.
[concertos dias 10, 11 e 12: entrada 5 euros c/ desconto de 1,5 euros para portadores Cartão Jovem, Cartão Sénior Municipal e menores de 12 anos]