UMA NOVA ESCOLA PARA ADULTOS
sexta, 29 de outubro 2004
Uma antiga escola primária, com 150 anos de existência, foi transformada na “Universidade da Vida”. Foi nestes termos que o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, se referiu à recuperada Escola Conde de Ferreira, que a Autarquia cedeu ao Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) do Antuã.
Na inauguração do edifício, no final da manhã desta sexta feira, o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa, José Portocarrero Canavarro, elogiou a função do CRVCC de “retorno dos adultos à escola, à educação”.
Na cerimónia de inauguração, o Secretário de Estado garantiu o funcionamento da rede nacional destes centros de certificação de adultos até 2006 e referiu-se às possibilidades de crescimento do projecto. “Estamos a pensar criar equivalências ao nível do ensino secundário” e introduzir “uma certificação profissional associada à certificação escolar”.
José Portocarrero Canavarro salientou o “impacto destas estruturas nos adultos e menos adultos” na medida em que estimulam a vontade das pessoas certificadas em “dar continuidade ao seu percurso e a estudar mais” e acabam por “incentivar a escolarização dos seus filhos”
“Este é o nosso modesto contributo para melhorar a educação no nosso país”, disse o Presidente do Município realçando a “qualificação da nossa sociedade”, possível com projectos como o do CRVCC. “As pessoas que não tiveram a possibilidade de frequentar o ensino normal têm a capacidade de cruzar a sua experiência de vida e obter o diploma de certificação”.
Dada a importância de que se reveste este projecto, a Autarquia realizou as obras de beneficiação e de adaptação da Escola Conde Ferreira para cedência ao CRVCC do Antuã.
Até agora a trabalhar em instalações provisórias, o CRVCC do Antuã encontrou mudanças significativas nesta nova casa. “É um espaço bonito, amplo, com boas condições” e permite à equipa do centro “fazer muito mais e produzir com melhor qualidade. Estávamos mesmo a precisar” de um espaço próprio, comentou Vera Albuquerque, coordenadora do CRVCC.
Em funcionamento desde Janeiro de 2003, o CRVCC já certificou 50 adultos, a grande maioria com a equivalência ao 9º ano de escolaridade. Actualmente, tem 360 casos em processo de certificação e 300 pessoas em lista de espera.
A inauguração das novas instalações do CRVCC foi precedida de uma reunião de trabalho, na Câmara Municipal de Estarreja, com a presença do Secretário de Estado, do Coordenador da Área Educativa de Aveiro, Óscar Brandão, do Presidente da Autarquia e do Vereador da Educação, José Cláudio Vital.
Em cima da mesa estiveram propostas apresentadas pelos representantes da Câmara para realização de obras de beneficiação na Escola Básica Integrada de Pardilhó e na Escola 2,3 Egas Moniz de Avanca e para a reorganização dos Agrupamentos Escolares Concelhios com a construção de uma nova Escola do 2º e 3º Ciclo no sul do Concelho.
A passagem pelas novas instalações da Fundação Benjamim Dias Costa, Avanca, encerrou a visita do Secretário de Estado ao Concelho. A instituição de apoio a crianças sensibilizou o responsável para a obtenção de fundos comunitários dado o investimento avultado da Fundação na beneficiação e ampliação das suas instalações.
Na Foto: Cerimónia de Inauguração