DEPOIS DE ANOS A MARCAR PASSO: ROTUNDA DO HOSPITAL VAI ACELERAR
quinta, 12 de agosto 2004
A Câmara Municipal de Estarreja deliberou, por unanimidade, adjudicar a construção da Variante ao Hospital Visconde de Salreu, na Estrada Nacional 109, à empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., com sede em Travanca, Concelho de Oliveira de Azeméis, pelo valor de 467 547 Euros, por ser a proposta mais vantajosa para a Autarquia, e decidiu aprovar a minuta do contrato.
Após a assinatura da consignação, os trabalhos irão arrancar no terreno o que deverá acontecer em Setembro. O prazo de execução da obra é de 8 meses.
Para além da implementação da rotunda de acesso ao Hospital, há tanto tempo reclamada pelas populações, o troço vai ser remodelado numa extensão global de 685 metros desde a Ponte do Rio Antuã até à intersecção com a Rua Dr. José Oliveira e Silva, criando-se uma nova Variante ao Hospital.
Optou-se por uma intervenção mais abrangente o que obrigou à compatibilização do projecto inicial com o projecto de ampliação e com os projectos específicos de águas pluviais e rede eléctrica.
Os trabalhos incluem a construção da intersecção giratória, a demolição e reconstrução de muros, a construção de passeios pavimentados em calçada de vidraço, a drenagem de águas pluviais, o reforço do pavimento existente, o equipamento de sinalização e segurança e outras obras acessórias, nomeadamente, integração paisagística, instalação de iluminação pública e de serviços de interesse público ou reposição dos afectados e lancis em separadores e rotundas.
Obra de parto difícil, com o início do processo a remontar a 1996, a Variante representa uma melhoria significativa dos acessos ao Hospital Visconde de Salreu pondo termo a uma situação de insegurança rodoviária. Esta é uma zona de congestionamentos frequentes onde volume de tráfego é elevado e com grande percentagem de veículos pesados.
“A remodelação total do troço vai tornar mais fácil e seguro o acesso ao Hospital, mas também melhorar a imagem do concelho, nomeadamente nesta zona da freguesia de Salreu, também entrada sul da Vila de Estarreja, que se encontra degradada”.
Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos
NA FOTO: acesso ao Hospital, zona a beneficiar