Calor e Saúde: Prevenir para não remediar
Consulte aqui as recomendações a ter em conta durante esta onda de calor
A Equipa Regional de Preparação e Resposta Sazonal em Saúde da Região de Saúde do Centro recorda um conjunto de medidas básicas, visando proteger a sua saúde e dos seus perante temperaturas elevadas.
Estas medidas individuais de proteção da saúde são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre.
Assim, nos dias de maior calor:
• Evite a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00.
• No exterior, use protetor solar com fator de proteção superior a 30.
• Use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.
• Quando no exterior, utilize um chapéu de abas largas e óculos de sol.
• Evite esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor.
• Permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados.
• Durante o dia, feche janelas e persianas; à noite, faça o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.
• Beba água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade.
• Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
• Faça refeições ligeiras, à base de saladas.
• Conserve os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas (local fresco e seco).
• Visite ou contacte com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis vivendo sozinhas.
Atendendo a que a época é propícia a viagens, recomenda-se ainda:
• Os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas.
• Não feche completamente as janelas. Lembre-se que o Sol roda e que a viatura, mesmo que inicialmente colocada à sombra, poderá ficar exposta ao Sol ao fim de algumas horas.
• Planeie a sua viagem. Caso a sua viatura não disponha de ar condicionado, evite as horas de maior calor e viaje de noite. Não se esqueça de levar água engarrafada.
• Reduza as atividades ao ar livre, em especial as que exigem esforço físico intenso, tais como desportos, durante o período do dia em que as temperaturas estão mais elevadas e a radiação ultravioleta é mais intensa (entre as 11h00 e as 17h00).
• Na praia, esteja atento às crianças e aos perigos de afogamento.
• Não consuma água de fontanários, mas apenas água da rede pública ou engarrafada.
Consulte aqui o documento informativo da Equipa Regional de Preparação e Resposta Sazonal em Saúde da Região de Saúde do Centro


