Ano letivo 2026/27: Admissões ao Polo de Estarreja do Conservatório de Música de Aveiro
Sessão de esclarecimento agendada para esta quinta-feira no Ciclo Criativo
Estão abertas até dia 30 de maio, as inscrições para os cursos de iniciação de Dança e Música para o ano letivo 2026/27 para o polo da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro para os alunos que irão frequentar o 1.º ano do 1.º ciclo de escolaridade no próximo ano letivo. E para os cursos de iniciação de Música para os estudantes do ensino Básico.
Esta quinta-feira, 14, às 18h, o diretor da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, Paulo Matias, marca presença numa sessão de esclarecimento, no Ciclo Criativo, destinada aos encarregados de educação dos alunos do 4.º ano de escolaridade que, no próximo ano letivo, frequentarão o 5.º ano e que reúnem condições para ingressar no ensino articulado da música.
Estarreja é o único concelho com um polo da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro na região, numa parceria que nasceu em 2017 entre o conservatório, a autarquia e o Agrupamento de Escolas do concelho, permitindo que a escola pública concilie currículos alternativos no âmbito do ensino artístico, proporcionando anualmente a cerca de 80 alunos a oportunidade de aprender dança e música desde o primeiro ano de escolaridade.
O ensino artístico especializado constitui-se como um pilar fundamental da formação cultural das crianças, estimulando também competências cognitivas essenciais como a memória, a concentração e o raciocínio lógico.
Mais informações relativas ao processo de admissão podem ser consultadas aqui https://cmacg.pt/atividades/eventos/450-provas-de-acesso-2026-27 .
Alunos do ensino artístico sobem ao palco do Cine-Teatro de Estarreja
No dia 20 de maio, às 18h30, a comunidade é desafiada assistir ao espetáculo “Confluências”, no Cine-Teatro de Estarreja, onde a sonoridade da música e a plasticidade da dança se fundem numa experiência estética singular.
Este momento artístico assinala uma etapa fundamental do percurso formativo dos alunos do polo da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, evidenciando a sensibilidade e o espírito de colaboração que definem o ensino artístico especializado.
A sala de espetáculos estarrejense recebeu ainda dois concertos pedagógicos de demonstração de instrumentos musicais, “Caixinha de Música”, acolhendo cerca de 296 alunos, do 4.º ano de escolaridade das escolas do concelho de Estarreja. Dinamizado por alunos, proporcionou aos pequenos curiosos a oportunidade de conhecer diferentes instrumentos e de contactar com a realidade do ensino artístico especializado. As ações aconteceram nos dias 6 e 13 de maio.


