Trânsito condicionado no dia da Feira d’Ano, Santo Amaro

quarta, 14 de janeiro 2026


A secular Feira d'Ano volta ao alto de Santo Amaro, freguesia de Beduído, esta quinta-feira, dia 15 de janeiro, com a presença de cerca de uma centena de feirantes vindos de todo o país. 

A realização do certame implicará o corte de trânsito na Rua de Santo Amaro, na zona onde se realiza a feira, bem como nos seguintes arruamentos de acesso:

- Na Rua de Santa Bárbara, junto da inserção na Rua das Cavadas;
- Na Rua dos Plátanos, junto da inserção com a travessa dos Plátanos;
- Na Rua da Feira, junto da inserção com a Rua da Fonte da Vila e com reforço na Travessa da Vila;
- Na Rua dos Castro, junto da inserção na Rua das Cavadas;
- Na Rua de Santo Amaro, junto da inserção com a Rua Sr.ª da Luz.

Serão implementados desvios, que se destinam principalmente aos veículos pesados, na Rua do Campo, desviando para a Rua da Fonte da Vila / Areosa do Sul / Rua Frei Caetano Brandão e Rua da Brejinha, até à Rua D. Manuel Ferreira da Silva. 
 
A Câmara Municipal apela à compreensão de todos os utilizadores das vias, recomendando a adoção de percursos alternativos e o cumprimento da sinalização temporária existente. Prevê-se que os condicionamentos de trânsito decorrem das 7h às 17h do dia 15 de janeiro.

Certame tem origem no século XVII

Ano após ano, o 15 de janeiro é sinónimo de subir a esta zona histórica do Município de Estarreja. Com origem no final do século XVII, a popular Feira era muito famosa noutros tempos devido ao comércio de gado que atraia multidões. Realizada no altaneiro espaço de Beduído, onde se situa a Capela de Santo Amaro, era uma das principais feiras da região. Data de 1662, o Alvará de D. Afonso VI que estabelece a criação de uma feira quinzenal na freguesia de Santiago de Beduído, junto da Ermida de Santo Amaro. 

Hoje, continua a ser muito procurada, também pela tradicional carne assada à moda de Santo Amaro, um dos ex-libris da gastronomia local. O certame é também o palco do comércio de produtos regionais, assim como de outras utilidades. Dezenas de feirantes provenientes de todo o país marcam presença na Feira d’Ano.