Município de Estarreja está no topo nacional dos indicadores ECOXXI
Pelo 14.º ano consecutivo, o Município de Estarreja volta a arrecadar o galardão "Bandeira Verde ECOXXI" e, nesta edição, obteve a melhor classificação de sempre (90,5%) superando o recorde do ano passado (85,5%). Com este resultado, Estarreja sobe ao sexto lugar, a nível nacional, dos municípios com os melhores índices ECOXXI de sustentabilidade municipal, e tem o mais elevado da Região de Aveiro.
Nas palavras da presidente da autarquia, Isabel Simões Pinto, esta distinção reflete “a visão estratégica, o empenho e a aposta da Câmara Municipal de Estarreja na educação ambiental e na construção de um território mais responsável e equilibrado. É, também, o reconhecimento do trabalho de muitas pessoas que se envolvem diariamente na promoção da sustentabilidade, num percurso sólido e coerente, e um incentivo para reafirmar o nosso compromisso com o futuro do concelho, colocando sempre as pessoas no centro da nossa ação municipal.”
Atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), o galardão reconhece as boas práticas de sustentabilidade e as políticas e ações em torno de 21 indicadores. Estarreja é um dos 60 municípios galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI 2025.
Estarreja é um bom exemplo e continua a apostar no futuro em políticas de sustentabilidade. Apresenta continuamente a sua candidatura a este galardão e tem obtido resultados muito positivos, aumentando a sua pontuação, através de diversos projetos como o ECO – Estarreja Colaborativa Orientadora, dinamizada no âmbito do TRANS-lighthouses, um projeto europeu focado na criação e implementação de Soluções baseadas na Natureza (SbN) inovadoras, assentes na participação e inclusão das comunidades locais. E o BioRia que tem impulsionado o turismo de natureza, dinamiza o birdwatching, oferece ações de educação ambiental e materiais informativos, e garante a acessibilidade a visitantes com mobilidade reduzida.
O empenho de Estarreja é mais uma vez reconhecido em várias áreas, das quais se podem destacar os seguintes indicadores:
- Programas Escolares da FEE (Foundation for Environmental Education);
- Cidadania, Governança e Participação;
- Transparência, Digitalização e Conectividade;
- Saúde e Bem-Estar;
- Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana;
- Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade);
- Gestão e Conservação da Floresta;
- Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores);
- Valorização do Papel da Energia ma Gestão Municipal.
O ECOXXI é um Programa de Educação para a Sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
Este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como Eco municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação para a Sustentabilidade; Sociedade Civil; Instituições/Governança; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
Na cerimónia de entrega do Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2025, que decorreu no Palácio Nacional de Mafra, no dia 12 de dezembro, a autarquia recebeu ainda um prémio de mérito ECOXXI, no valor de mil euros, em reconhecimento da sua ação nos Programas Escolares da FEE - Foundation for Environmental Education. Este evento pretende reconhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios em prol da sustentabilidade e da proteção ambiental, celebrando o esforço coletivo em prol de um futuro mais verde.


