“Arroz com História” termina com a prova do arroz produzido em Estarreja

O ciclo “Arroz com História” chega este sábado à sua última etapa, celebrando o produto que une tradição, identidade e sabor: o arroz de Estarreja.

quinta, 06 de novembro 2025


Após as sessões dedicadas à sementeira, monda, colheita e descasque, o projeto culmina com uma prova gastronómica que convida o público a saborear o resultado de todo o percurso vivido ao longo do ano. A prova gastronómica está marcada para este sábado, dia 8, às 15h00, no museu Fábrica da História – Arroz, já com todas as vagas preenchidas. Nesta experiência, o arroz é apresentado como verdadeiro protagonista, em receitas que valorizam a sua qualidade e a ligação ao território.

Mais do que um momento de degustação, esta etapa final simboliza a preservação das memórias e dos saberes associados ao cultivo do arroz, reforçando a importância deste cereal na história e na economia local.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja, através do BioRia e do Museu Fábrica da História - Arroz, em parceria com produtores locais. Com o “Arroz com História”, Estarreja afirma-se como um território que honra as suas raízes, partilha o conhecimento e transforma o património em identidade viva e partilhada.