“Teatro Paraíso” adiado para dezembro
As condições climatéricas, em especial a previsão de chuva, não irão permitir a realização da peça “Teatro Paraíso”, da companhia Trigo Limpo Teatro Acert, esta semana, no Parque Municipal do Antuã, no centro da cidade de Estarreja.
A Câmara Municipal de Estarreja decidiu adiar as sessões agendadas para os dias 24 (10h30 e 14h30) e 25 (21h30) de outubro, agora remarcadas para os dias 4, 5 (sessões para escolas e IPSS/seniores) e 6 de dezembro (17h – público em geral), na Praça Francisco Barbosa e inseridas na programação do Natalim – Um Mundo de Sonhos que não tem fim. O Multiusos será o local alternativo, caso as condições meteorológicas continuem a impossibilitar a realização da peça ao ar livre.
O Cine-Teatro de Estarreja é um dos teatros co-produtores desta criação artística da companhia Trigo Limpo Teatro Acert, cuja matriz itinerante acompanhou sempre os seus desempenhos artísticos e comunitários, nomeadamente com a construção de engenhos cénicos agigantados pera espetáculos de teatro de rua comunitários.
Num espaço itinerante e em formato intimista, “Teatro Paraíso” conta a história de um avô que doou em testamento a sua carrinha de cinema/ biblioteca ambulante aos três netos para que continuem o seu legado. Artistas desempregados cumprem a vontade do avô, ainda que não saibam todos os segredos do ofício. Entre muitas peripécias, darão conta do recado? Que fazer? Têm uma leve ideia do que lhes foi contado sobre o avô e de terem assistido a filmes e escutado, quando eram gaiatos, memórias soltas da vida dele contadas pelos pais. Para não defraudarem o público, vão manifestar o embaraço, pedindo-lhe ajuda. Acabam por interpretar teatralmente memórias imaginárias e fantásticas, sonhos, risos e inquietações onde a palavra é protagonista. Desejam “só uma casa com o tamanho do Mundo… Casa da Hospitalidade”.
A encenação desafia os limites tradicionais do teatro, levando o espetáculo para fora das paredes do palco e aproximando os atores do público num contexto real e envolvente.
Esta apresentação fora-de-portas faz parte da aposta do Município de Estarreja e do Cine-Teatro de Estarreja em democratizar o acesso à cultura, explorando novos espaços e formas de vivência artística. O público é convidado a descobrir este “paraíso” em plena cidade.


