Ciclos de Parentalidade regressam com oficinas mensais online

quarta, 24 de setembro 2025


Dando continuidade ao projeto piloto desenvolvido no ano letivo anterior, o Município de Estarreja lança, neste ano letivo 2025/2026, uma nova edição dos Ciclos de Parentalidade, um programa de oficinas online no âmbito da Parentalidade Consciente, dirigidas a pais e encarregados de educação do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do ensino público do concelho.

Com uma periodicidade mensal, entre setembro e junho, estas sessões pretendem ser momentos de partilha e reflexão, oferecendo estratégias práticas que promovam relações familiares mais saudáveis e harmoniosas.
As oficinas serão dinamizadas por Vânia Coutinho, professora do 1.º Ciclo, coordenadora de projetos educativos, professora de Yoga para crianças, facilitadora de dança e movimentos e facilitadora de parentalidade consciente. 

O programa prevê ainda a realização de rodas de pais, interligadas com as oficinas, bem como a disponibilização de um workbook temático após cada sessão.


Primeira oficina: “Educar com consciência: um olhar sobre os estilos parentais”

A primeira oficina realiza-se online nos seguintes dias e horários alternativos:
- Sábado, 27 de setembro, das 10h00 às 12h00
- Segunda-feira, 29 de setembro, das 18h30 às 20h30
Os pais poderão inscrever-se na sessão que melhor se adequar à sua disponibilidade. A oficina irá abordar a importância da parentalidade no bem-estar dos filhos, os diferentes estilos parentais e respetivas consequências, além de apresentar estratégias para fortalecer a relação familiar.


Inscrições abertas até dia 25 de setembro

A participação para é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através deste formulário online.. As inscrições decorrem até 25 de setembro e estão limitadas ao número de vagas disponíveis, sendo aceites por ordem de submissão.

Com os Ciclos de Parentalidade, o Município de Estarreja reforça a aposta em projetos educativos que valorizam a relação entre pais e filhos, contribuindo para um desenvolvimento mais consciente, empático e equilibrado das crianças.

“Queremos criar espaços de partilha e reflexão onde os pais se sintam acompanhados e motivados a olhar para a parentalidade de uma forma mais consciente. Educar é também aprender com os filhos e crescer com eles”, sublinha a formadora e facilitadora Vânia Coutinho.

Calendário das sessões ao longo do ano letivo:
- setembro, 27 e 29;
- outubro, 25 e 27;
- novembro, 22 e 24;
- dezembro, 13 e 15;
- janeiro, 24 e 26;
- fevereiro, 21 e 23;
- março, 14 e 16;
- abril, 18 e 20;
- maio, 16 e 18;
- junho, 20 e 22.