Festival Sénior: Risoterapia e “Bicicleta dos Sorrisos” chega aos estarrejenses

Aceite o desafio e participe! Sabia que o riso une as pessoas e promove a saúde e o bem-estar geral?

segunda, 22 de setembro 2025


O Município de Estarreja apoia a implementação do projeto de inovação social “Risoterapia e Bicicleta dos Sorrisos”, através de uma parceria com a Mais Feliz – Associação Cultural e Social. De 24 de setembro a 30 de outubro, a “Mais Feliz” tem encontro marcado com a população sénior, em todas as freguesias do concelho, para a realização de sessões de risoterapia e passeios na bicicleta dos sorrisos. 

A iniciativa pretende fomentar a interação social, reduzir a solidão e amplificar contactos com sentimentos positivos. A participação é de entrada livre.

O projeto recorre à risoterapia para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e, consequentemente, para melhorar a saúde mental, tanto nos ambientes institucionais, quanto daqueles que vivem sozinhos e que, por vezes, possuem contacto social reduzido pela dificuldade de locomoção ou autonomia reduzida por problemas de saúde.

Por consequência, para além da simples aplicação de técnicas, a iniciativa pretende fomentar a interação social, reduzir a solidão e amplificar contactos com sentimentos positivos.

Inserida no Festival Sénior, a iniciativa cumpre o desígnio do programa VIVER+: promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida não só dos idosos institucionalizados, mas de toda a população sénior do concelho.


Calendário das sessões

24 de setembro – 10H30 Largo da Junta de Freguesia de Avanca
29 de setembro – 10H30 Praça Francisco Barbosa, Beduído
29 de setembro – 14H30 Centro Cívico de Veiros 
01 de outubro – 10H30 Escola Básica Senhora do Monte, Salreu
29 de outubro – 10H30 Largo Professor Doutor Egas Moniz, Pardilhó
30 de outubro – 10H30 Sede ACADOF, Fermelã
30 de outubro – 14H30 Junta de Freguesia de Canelas

Gratuito | Sessões em todas as freguesias do concelho
Público-alvo: Pessoas idosas residentes no concelho de Estarreja

Ação inserida na programação do Festival Sénior 
www.cm-estarreja.pt/Festival-Senior-Estarreja