Seleções Nacionais sub-16 em andebol: Estarreja acolhe arranque antecipado da nova época

Estágios decorrem este fim de semana no Pavilhão Municipal

sexta, 05 de setembro 2025


As Seleções Nacionais de sub-16 masculina e feminina iniciam em Estarreja os trabalhos para a nova época. A geração de atletas nascidos entre 2010 e 2011 tem pela frente três dias intensos de trabalho. Os estágios de preparação decorrem de 5 a 7 de setembro, no Pavilhão Municipal.

Para as jovens lusas, nesta época poderá acontecer o primeiro contacto com jogos internacionais, com orientação técnica de Sofia Osório. Recorde-se que o último estágio decorreu em abril, também em Estarreja, e contou com dois jogos de cariz particular inseridos na Taça GarciCup 2025. (ver notícia da Federação de Andebol de Portugal).
 
Para a equipa masculina, a primeira semana do mês de setembro marca o arranque oficial dos trabalhos, em Estarreja, numa estratégia diferente adotada pelos responsáveis da FAP, optando-se por antecipar os trabalhos. Com orientação de João Varejão, o estágio será uma oportunidade para potenciar o desenvolvimento dos jogadores, preparando caminho para que, no futuro, possam contribuir para o sucesso do Andebol Nacional. (notícia aqui)

Em simultâneo, o Pavilhão Municipal de Estarreja será palco de uma ação de formação promovida pela Federação de Andebol de Portugal, integrada nos trabalhos de preparação das Seleções Nacionais sub-16 Feminina e Masculina e dirigida a treinadores, coordenadores técnicos e demais agentes desportivos, com Sofia Osório, João Varejão e Paulo Sá como preletores. As inscrições estão abertas até dia 5.

Estas ações marcam o arranque do plano de atividades de 2025/2026, no âmbito do contrato programa 2024/2026, assinado pela Câmara Municipal de Estarreja, Federação de Andebol de Portugal e Associação de Andebol de Aveiro.

Os jogos são abertos ao público.