Verão com a Natureza no BioRia
Durante o verão, é reforçado o convite para que visite a zona natural do Município de Estarreja. No próximo sábado, realizam-se a caminhada "À Descoberta do Bocage", o 15.º Passeio de Kayak nas Ribeiras de Veiros e um workshop que vai explorar o mundo dos morcegos.
“À DESCOBERTA DO BOCAGE – CAMINHADA”
9 agosto | sábado | 9h30 | Apeadeiro de Canelas
Inscrição gratuita para visitabioria@cm-estarreja.pt
O Bocage é um bom exemplo do equilíbrio entre as atividades humanas e a Natureza, sendo o resultado da obra e engenho das populações locais. Este biótopo tão característico do Baixo Vouga Lagunar é detentor de uma paisagem singular e de uma elevada biodiversidade. Por entre a intrincada rede de caminhos, são muitos os encantos e curiosidades que esta região tem para desvendar. Uma caminhada interpretativa de cerca de 7km, pelo interior do Bocage de Canelas e Fermelã, com acompanhamento dos biólogos do BioRia.
15.º PASSEIO DE KAYAK BIORIA PELAS RIBEIRAS DE VEIROS
9 agosto | sábado | 15h00 | Concentração: Largo do Senhor da Ribeira
Entre a bordo das coloridas embarcações e aproveite para explorar e descobrir os braços da Ria de Aveiro, usufruindo do contacto com a natureza numa zona única. O passeio de kayak prevê a passagem por alguns canais da Ria de Aveiro, desde o Esteiro da Moita até ao Esteiro da Ribeira de Veiros, e paragem estratégica no Largo do Laranjo, um dos maiores espaços de “águas abertas” do nosso país. Para além de promover a atividade náutica, este evento dá a conhecer o Património Natural do Município de Estarreja e a sua rede de percursos do BioRia.
“MAMÍFEROS VOADORES: EXPLORANDO O MUNDO DOS MORCEGOS”
WORKSHOP - ROTAS DO COMPROMISSO VERDE
9 agosto | sábado | 20h00 às 22h00 | Veiros
Inscrições gratuitas até 7 de agosto para das@cm-estarreja.pt
Nesta atividade noturna, convidamos os participantes a descobrir um dos grupos de animais mais misteriosos e incompreendidos – os morcegos. Através de um passeio guiado, vamos observar e identificar diferentes espécies que habitam Estarreja, desmistificando crenças e revelando o seu papel essencial nos ecossistemas. E conhecer as técnicas científicas utilizadas na identificação destes, aprendendo a distinguir os sons que emitem – desde a ecolocalização até aos chamamentos sociais. Esta experiência promete uma nova perspetiva sobre estes fascinantes animais e reforça a necessidade da sua conservação.