Beneficiação do troço sul da EN 109 começa no dia 5 e terá um prazo de 4 meses
Tem início na próxima segunda-feira, 5 de maio, a empreitada de beneficiação e conservação do troço sul da Ex-EN109 nas freguesias de Salreu, Canelas e Fermelã, da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja, com um investimento de 1 milhão de euros e um prazo de execução de 4 meses.
Esta empreitada tem como objetivo a conservação, melhoramento e beneficiação das acessibilidades e circulação na antiga estrada nacional, e cujo troço foi recentemente municipalizado, que apresenta um estado avançado de degradação. Os trabalhos terão início no ponto mais a sul, junto ao limite do concelho (Km 5+100), em Fermelã, englobam a faixa de rodagem, bermas e valetas, obras hidráulicas e a sinalização, desde a Rotunda do Hospital em Salreu até ao limite do concelho, em Fermelã.
Não se prevê a execução de nenhum desvio nesta primeira fase, com a execução dos trabalhos nas valetas e bermas, podendo o trânsito estar sujeito a alguma demora, dada a necessidade de executar os trabalhos em segurança e a delimitação da zona de trabalhos. Na fase dos trabalhos na faixa de rodagem, o trânsito será efetuado em circulação alternada com apoio de sinalização semafórica.
Municipalização de estradas nacionais permitiu a intervenção da Câmara
De recordar que a Câmara Municipal de Estarreja assumiu a beneficiação e requalificação da EN 109 (em todo o concelho), EN 224-2 e EN 224-3, no âmbito do acordo de mutação dominial celebrado com a Infraestruturas de Portugal (IP) para a integração na rede viária municipal de vários troços das estradas nacionais, numa extensão total de 21,063 km, e com uma compensação financeira superior a 2 milhões de euros.
A adjudicação da requalificação do troço da zona sul do concelho à firma “Manuel Francisco de Almeida”, de Oliveira de Azeméis, pelo valor de 972 156,42 euros (acrescido de IVA) e com um prazo de execução de 120 dias, foi aprovada pelo executivo por unanimidade.
Ciente de eventuais transtornos na circulação, a autarquia apela à compreensão de todos durante este período.