“Samba Com Vida” traz milhares a Estarreja

sexta, 02 de maio 2025


De 8 a 11 de maio, o Samba Com Vida promete transformar Estarreja na capital europeia do samba. O ritmo volta a animar a cidade, tendo como palco principal o Parque Municipal do Antuã. A sessão de apresentação da 6.ª edição decorreu esta semana, no Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja.

Organizado pelo Grupo Recreativo e Escola de Samba Trepa de Estarreja, o Samba Com Vida (SCV) tem como objetivo ser catalisador de oportunidades de formação, num clima de festa, diversão e convívio. Tem contado desde a sua primeira edição com nomes sonantes do Carnaval do Rio de Janeiro e este ano não será exceção. 

Apoiado pelo Município de Estarreja com uma comparticipação de 10 mil euros e meios logísticos, este é um dos maiores eventos de samba da Europa e que atrai milhares de visitantes a Estarreja, o que "para nós é muito importante" face ao objetivo de "dinamização da nossa economia local e de promoção do nosso território", referiu a vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto. 

A iniciativa constitui "uma mais-valia para a estratégia municipal. Apostámos em 2018 na requalificação do posicionamento do nosso Carnaval, que só é possível com o envolvimento de todos os grupos. Este evento vem ao encontro dessa nossa estratégia que vem promover a qualificação dos elementos das escolas de samba.”

António José Ramos, presidente da Assembleia geral do Trepa, adianta que o Samba com Vida atrai 10 mil pessoas ao longo de 4 dias, 60 escolas e blocos de samba e 20 nacionalidades. Visitantes que vêm “conhecer, dormir, comer em Estarreja”, no fundo contribuir para a economia local, “o que é de extrema importância”, para além de “pôr Estarreja no panorama sambista internacional”.

Pedro Salsa, da comissão executiva do SCV’25, acrescenta que o SCV está “cada vez mais no mapa dos eventos de samba da Europa e conseguimos captar mais público estrangeiro”.

“Estarreja tem o melhor Carnaval com samba em Portugal, algo que nos deve orgulhar”, sublinha, um “Carnaval bem estruturado, apoiado e organizado e que resulta no espetáculo a céu aberto que assistimos todos os anos”. O SCV “surge alavancado nessa decisão estratégica de transformar o Carnaval" e nesse sentido "o pilar essencial é a formação". 

“Artistas e vedetas do Carnaval do Rio de Janeiro”, escolhidos também pela sua dimensão pedagógica, são os formadores do SCV num “pacote formativo com 70 horas de formação” entre palestras e workshops. Em paralelo, o “Samba Com Vida Kids” é um projeto formativo destinado aos mais pequenos.

O programa inclui concertos, desfiles e animação. Os Globos do Samba e o Maior Desfile em Bloco de Samba na Europa continuam a ser os pontos altos. A noite de sexta-feira, 9 de maio, é dedicada aos Globos de Samba, “os mais prestigiados prémios do Samba em Portugal”. 

No sábado, 10 de maio, e com entradas livres, decorre “o maior desfile de samba em bloco da Europa, um marco importante pela dimensão e pela qualidade, ao reunir todas as escolas de samba portuguesas e alguns sambistas da Europa, com mais de 600 desfilantes”. É também nessa noite que o SVC traz a Portugal Diogo Nogueira, “um grande nome da música brasileira”, que celebra em Estarreja a música brasileira num espetáculo único e imperdível.