CDE Natação alcança título inédito de Campeão Nacional da 2.ª Divisão Feminina
A Secção de Natação do CDE fez história ao garantir, pela primeira vez, a conquista do título nacional de clubes da 2.ª divisão feminina. O feito foi alcançado em Santo António dos Cavaleiros, no Campeonato Nacional de Clubes, que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, numa competição que juntou 24 clubes. No próximo ano, o Clube Desportivo de Estarreja vai, pela segunda vez na sua história, competir entre a elite da natação nacional.
A equipa estarrejense é composta por nadadoras que fizeram a sua formação no clube: Margarida Lopes, Mariana Jesus, Érica Amador, Carolina Nunes, Catarina Casalinho, Carolina Baptista, Lara Maia e Nicole Oliveira (suplente). As atletas mostraram um grande empenho durante toda a competição e, após as 19 provas do programa, o Clube Desportivo de Estarreja somou 371 pontos, superiorizando-se ao Foca Quinta Da Lixa – CNF (356) e ao Gesloures (318), 2.º e 3.º classificados, respetivamente.
Um trabalho de equipa feito pela “prata da casa”. Tal como afirma Miguel Ângelo, presidente da Secção de Natação do Clube Desportivo de Estarreja, “este resultado é muito importante para nós porque é fruto de um trabalho que já está a ser realizado há muito anos em parceria com o Município de Estarreja, que tem a escola de natação. O Clube Desportivo de Estarreja tem a parte da competição e este campeonato resulta do trabalho construído pelo nosso treinador Vítor Mano e, este ano, dado continuidade pelos nossos treinadores José Pereira e João Sousa. É o resultado do trabalho de equipa. O ano passado subimos administrativamente e agora queríamos muito e ambicionávamos subir para a 1.ª Divisão. Esta participação é sempre um desafio para nós. Nós sobrevivemos das escolas de natação do Município. Foi uma vitória bem conseguida, muito suada.”
O objetivo para a próxima época está, desde já, traçado: manter o CDE entre a elite da natação portuguesa e alcançar a manutenção na 1.ª Divisão Nacional.