Estarreja marcou presença no São Tomé FestFilm
O presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, deslocou-se a São Tomé e Príncipe, em outubro, onde marcou presença no 10.º aniversário do São Tomé FestFilm, um festival com fortes ligações a Estarreja através do Cine Clube de Avanca (CCA), que este ano aconteceu em várias localidades das ilhas de São Tomé e Príncipe e que contou com a presença do Presidente da República na cerimónia de abertura.
De 19 a 23 de outubro, integrando a comitiva do CCA, o autarca estarrejense marcou presença no festival de cinema e ficou a conhecer as atividades que são desenvolvidas a nível social em São Tomé, com o apoio do clube avancanense e em parceria com a Associação Amwêle.
De acordo com o CCA, o festival, que este ano comemorou a sua 6.ª edição em 10 anos de atividade, é, na atualidade, o mais antigo festival de cinema dos PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. O São Tomé FilmFestival acontece de dois em dois anos, num evento dirigido pelo estarrejense Hamilton Trindade do CCA.
Diamantino Sabina foi recebido pelo Presidente da República de São Tomé, Carlos Vila Nova, no palácio presidencial, numa audiência à porta fechada onde foram abordados assuntos como o da cooperação entre os municípios de Estarreja e de Caué.
O presidente da Câmara Municipal de Estarreja visitou ainda o sul de São Tomé, tendo sido recebido no distrito de Caué pelo órgão executivo deste município, num encontro com o seu homólogo presidente de Câmara de Caué, António Monteiro.
O Cine-Clube de Avanca está desde o primeiro momento junto das entidades e produtores de cinema de São Tomé, tornando-se assim num parceiro fundamental para a concretização do festival e de outros projetos locais, levando o cinema e a cultura a todos os cantos da ilha.
Festival premiou filmes portugueses
Os filmes “Capas de Honras, La Cuonta De L Garotico I L Bielho”, de Rui Falcão, e “A Espuma e o Leão”, de Cláudio Jordão, ganharam, respetivamente, o Prémio de Melhor Curta Metragem e Melhor Animação na competição internacional do 6.º São Tomé Festfilm. O júri atribuiu igualmente uma menção honrosa ao filme de animação “O Antiquário” de Manuel Matos Barbosa.
Todos estes filmes foram produzidos pela Filmógrafo e pelo Cine Clube de Avanca, com o apoio do ICA do Ministério da Cultura.