AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Cinema, dança, música, oficinas,  e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que pode encontrar com mais detalhe na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

quarta, 06 de novembro 2024


O palco do CTE

As Quintas de Cinema propõem para a próxima quinta-feira, dia 7, às 21h30, a comédia dramática “Como por Magia”, de Christophe Barratier. O filme conta a história de Victor, jovem mágico em plena ascensão, que cria a sua filha sozinho. Isto sem contar com Jacques, o seu imprevisível sogro, que interfere contra a sua vontade na educação da menina. Um confronto improvável que tem como árbitro Nina, a sua amiga de infância, com uma personalidade bem vincada.

A Companhia Clara Andermatt e o INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo investem numa parceria que cruza metodologias e linguagens do circo contemporâneo e da dança a partir do corpo acrobático e das suas técnicas. O espetáculo “Muda” é apresentado este sábado, dia 9, às 21h30, e é uma reflexão sobre a natureza multifacetada da condição humana. O humor entrelaça-se com a tragédia, a fantasia com a realidade, e a violência com o amor. A muda extensão das coisas revela um mundo complexo que nos desafia, como equilibristas no fio da navalha, a transcender os paradoxos da humanidade e a encontrar o ponto de convergência que nos leva à descoberta da beleza.

A fechar este fim de semana no palco do CTE, a Banda Clube Pardilhoense convida o público a celebrar os seus 150 anos de história e a embarcar numa viagem sonora pela música escrita para Banda, desde Gustav Holst, passando pela música eletrónica, culminando na estreia de uma obra encomendada ao compositor pardilhoense, Vasco Alexandre de Almeida Valente.  O concerto é dirigido pelo Maestro Fernando Ferreira e está agendado para domingo, dia 10, às 16h00.

Entre livros na Biblioteca Municipal

Durante a manhã de sábado, dia 9, às 10h30, há “Contos com Fraldas” para bebés dos 6 aos 36 meses e famílias. Esta atividade tem sempre o livro como protagonista, e todos vão brincar e jogar com as palavras, através de sons, melodias e dinâmicas que envolvam as famílias proporcionando a relação entre o bebé e o adulto.

Mais tarde, das 14h00 às 17h00, a Woven Design conduz a oficina de iniciação de “Tecelagem Manual”. Os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas tradicionais, desenvolver habilidades criativas e produzir peças únicas.

Descubra a história e as estórias da cultura do arroz em Estarreja 

Na tarde de sábado, dia 9, às 15h00, assinala-se o fim de mais uma época da cultura do arroz. No âmbito da iniciativa “Arroz com História: tradição de mãos”, na qual a comunidade pode participar acompanhando as várias fases de cultivo, decorre agora a tão esperada prova gastronómica, no novo museu Fábrica da História - Arroz. Desde a germinação da planta do arroz até ao bago cozinhado há todo um ciclo com diversas etapas, como a sementeira, a plantação, a monda, a colheita e, finalmente, a prova, que permitirá aos participantes entender e valorizar o arroz do Baixo Vouga Lagunar, numa sessão já lotada, com a presença de mais de meia centena de participantes. Do campo à mesa, uma experiência com identidade local.

Aproveite para conhecer o Museu Fábrica da História – Arroz, um espaço museológico vivo de referência, inclusivo e de memória coletiva ligado ao território e à identidade do cultivo do arroz no Baixo Vouga Lagunar.  O circuito museológico, com recurso a novas tecnologias, procura o reencontro com as técnicas, os métodos e os saberes das atividades produtivas tradicionais do cultivo do arroz, potenciando a leitura e a interpretação da relação harmoniosa entre as atividades do homem e da natureza. Para visitar de terça a sábado, das 10h às 18h.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda municipal disponível no website do Município.