AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Cinema, teatro, música, café de ciência simulacros, oficinas, apresentação de livro, e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que pode encontrar com mais detalhe na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

sexta, 25 de outubro 2024


O palco do CTE

O Cinema em Cartaz do Cine-Teatro de Estarreja (CTE) propõe para esta noite de sexta-feira, dia 25, às 21h30, “Joker: Loucura a Dois”, de Todd Phillips. Neste thriller encontramos Arthur Fleck institucionalizado em Arkham, à espera de ser julgado pelos seus crimes como Joker. Enquanto luta contra a sua dupla personalidade, Arthur não só encontra o amor verdadeiro, mas também a música que sempre esteve dentro dele.

"A Matança do Porco do Pai”, de Sónia Barbosa com produção da Ritual de Domingo, é um projeto teatral em que o texto foi escrito partindo duma pesquisa sobre a tradição da matança do porco, associada às hierarquias de poder e autoridade dentro da família, aos rituais comunitários onde a violência tem um papel importante, e ao choque geracional e cultural vivido nos últimos 30 a 40 anos. A não perder este sábado, dia 26, às 21h30.

A fechar este fim de semana no palco do CTE, a Associação Musical do Antuã apresenta “Numa Casa Portuguesa”, na tarde de domingo, dia 27, às 16h00. Este é um espetáculo musical envolvente que celebra a essência da nossa cultura e que, ao mesmo tempo, nos convida a explorar algumas melodias do mundo.

Encerramento das celebrações do 100.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja

Este ano, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (AHBV) celebra 100 anos de história, e para encerrar as comemorações deste marco promove a iniciativa “Quartel Aberto”, no dia 26 de outubro, na manhã de sábado, a partir das 9h30, na Praça Francisco Barbosa.

Entre outras ações, destaca-se o simulacro de incêndio urbano, no edifício dos Paços do Concelho, no qual os bombeiros vão realizar exercícios com uma viatura urbana/industrial com plataforma giratória. Toda a comunidade estarrejense é convidada a fazer parte deste dia que conta ainda o desfile com a AHBV, um rastreio de tensão arterial e de glicémia, e ainda um momento para angariação de sócios.

Entre livros na Biblioteca Municipal

As celebrações dos 20 anos da Biblioteca Municipal terminam este sábado, dia 26, com atividades para todas as idades.

Durante a manhã, às 11h00, o Historioscópio - Teatro de Marionetas apresenta o espetáculo multidisciplinar “No Conto da Raposa”, uma antologia de contos com inspiração na tradição oral portuguesa. Logo após esta sessão, das 12h00 às 13h00, a Companhia convida à participação na oficina de construção de fantoches inspirada nas personagens e na história do espetáculo. 

Já de tarde, às 15h, é lançado o repto para fazer parte da inauguração da exposição “Expressões a Óleo: Um Percurso Artístico”, de Paulo Fial, . A mostra desafia a embarcar numa vivência artística, através das infinitas possibilidades oferecidas pela pintura a óleo. Carlos Tavares e Sara Monteiro apresentam o livro “Um Caminho para Portugal – Uma Política Económica integrada para a Produtividade, a Inovação e o Crescimento”, que conta com a presença do autor do prefácio, Miguel Cadilhe, ministro das Finanças dos X e XI Governos Constitucionais. E ainda de Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal; e de Carlos Alves, vice-presidente da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Para assistir às 17h.

“Cafés de Ciência” recebe Manuel Pinto na Casa Museu Egas Moniz

A sala do Prémio Nobel da Medicina, na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, volta a receber a iniciativa “Cafés de Ciência”, no dia 27 de outubro, domingo, às 15h00. Em jeito de conversa informal e em ambiente de café, o convidado desta sessão é Manuel Pinto, neurocirurgião e professor da Faculdade de Medicina do Porto, que traz o tema “Estimulação Cerebral Profunda: Uma História em Evolução”. A entrada é gratuita.

Esta data assinala os 75 anos da atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz. A 27 de outubro de 1949, o neurocientista teve conhecimento de que foi galardoado com o Nobel da Medicina e Fisiologia, pelo seu trabalho no desenvolvimento de uma técnica cirúrgica designada por “leucotomia pré-frontal”.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda municipal disponível no website do Município.