AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Cinema, exposições, workshops, apresentação de livro, e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que pode encontrar com mais detalhe na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

quinta, 17 de outubro 2024

O palco do CTE

Esta quinta-feira, dia 17, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE), na rubrica “Quintas de Cinema”, exibe o filme “Ubu” de Paulo Abreu. Este drama conta a história de Ubu, que instigado pela sua esposa, assassina o Rei Venceslau e usurpa o trono da Polónia. Embriagado pelo poder, este personagem grotesco e covarde exerce o seu reinado de forma absurda e cruel, levando o país à ruína.  Para assistir às 21h30.

Festival Sénior

Esta semana, o Festival Sénior propõe uma visita guiada ao Circuito de Arte Urbana esta quinta-feira, dia 17, às 9h30, uma visita guiada ao Circuito de Arte Urbana de autocarro. Esta é a melhor forma de sentir e descobrir as mais de 50 obras de artistas sonantes da Arte Urbana que nasceram no âmbito do ESTAU.  Sugere ainda uma sessão de cinema às 14h30, no CTE. “Podia Ter Esperado por Agosto”, de César Mourão, uma comédia romântica rocambolesca.

Na sexta-feira, dia 18, às 10h30 e às 14h30, a Biblioteca Municipal promove a sessão de narração oral “Contos de Boca a Orelha” com Cristina Taquelim.

Até ao final de outubro, há tantas outras atividades para participar e viver momento únicos de convívio.

Entre livros na Biblioteca Municipal

As celebrações dos 20 anos da Biblioteca Municipal continuam e há inúmeras atividades para usufruir.

Na tarde de sábado, dia 19, das 14h00 às 17h00, Cristina Taquelim conduzirá a formação “O Lugar Onde Moram as Palavras”. Textos do imaterial e livros darão o mote para uma conversa em torno do desenvolvimento leitor e do desenvolvimento humano.

Já imaginou pernoitar na Biblioteca Municipal em família? Adormecer sob uma experiência única e enriquecedora na noite de sábado, dia 19, a partir das 21h30, é o convite da ação “Entre Estrelas” para crianças a partir dos 3 anos (acompanhadas ou não pelos pais).  Mas antes, “Conta Devagar” para que o sono seja tranquilo. Abraça a canção, a poesia, o movimento e a imagem num ambiente próprio e onírico, no universo com marionetas e coisas em movimento no espetáculo da companhia Red Cloud Teatro de Marionetas. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através deste formulário.

14 anos depois, o livro “Salreu, uma Aldeia em Papel de Arroz” é reeditado

O Município de Estarreja reedita o livro “Salreu, uma Aldeia em Papel de Arroz”, de Sérgio Paulo Silva, com apresentação agendada para este sábado, dia 19, às 15h00, no Museu Fábrica da História – Arroz. Lançado em 2010 e depois de ter esgotado, a publicação incide sobre o passado da produção de arroz na Região do Baixo Vouga Lagunar, sobretudo da freguesia de Salreu, Estarreja, enriquecendo desta forma as enriquecer as publicações culturais da autarquia.

Os exemplares do livro estarão disponíveis para venda ao público no Museu Fábrica da História–Arroz, na Casa Museu Egas Moniz e na Biblioteca Municipal de Estarreja, pelo valor de 7,50€.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda municipal disponível no website do Município.