AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Concertos de jazz, exposições, workshops e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que pode encontrar com mais detalhe na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

sexta, 11 de outubro 2024

O palco do CTE

Até sábado, dia 12 de outubro, as sonoridades do jazz continuam a tocar no CTE – Cine-Teatro de Estarreja, no âmbito da 19.ª edição do Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja.

Esta noite, os veteranos Lokomotiv “25” (Carlos Barretto no contrabaixo, Mário Delgado na guitarra, José Salgueiro na bateria, e Ricardo Toscano no saxofone) celebram 25 anos de atividade com nove temas originais. A edição de 2024 termina amanhã, com Daniel Bernardes. O pianista e compositor convida o público a embarcar numa viagem sonora ao romance “City of Glass” com a presença do Coro Ricercare, dirigido por Pedro Teixeira, de Nelson Cascais no contrabaixo e Joel Silva na bateria.

O público pode ainda descobrir a reportagem gráfica intitulada “Estarrejazz de Ricardo Nogueira Fernandes, que está em residência artística até ao último dia do certame.
Todos os concertos começam às 21h30.

Festival Sénior

O Festival Sénior propõe visitas guiadas ao novo equipamento cultural da cidade, o museu Fábrica da História-Arroz. Hoje em duas sessões, os participantes embarcaram numa viagem pela história da Fábrica de Descasque de Arroz e pela tradição do cultivo do cereal no Baixo Vouga Lagunar. Há outras datas possíveis para visitar não só este espaço, mas também a Casa Museu Egas Moniz, ao longo do mês. Até ao final de outubro, há tantas outras atividades para participar e viver momento únicos de convívio. Consulte aqui - bit.ly/festivalsenior2024 - toda a programação do festival.

Entre livros na Biblioteca Municipal

No mês em que a Biblioteca Municipal de Estarreja celebra 20 anos, há inúmeras atividades para usufruir. Na manhã de sábado, dia 12, às 10h30, Isabel Peixeiro conduz a sessão de “Contos com Fraldas”, onde os participantes e a autora vão partir de leituras e cantilenas; farão uso da voz, da entoação e do ritmo para brincarem com as palavras e as ilustrações que saltam da cesta das histórias da UPA editora. À tarde, a partir da 14h, há um workshop “Livro Acordeão Tecido”, com a Casa Nic e Inês, onde todos terão a oportunidade de criar o próprio livro único e mágico (inscrições: forms.gle/EyzHpaisG4BMfeWP8).

Casa da Cultura acolhe uma nova exposição

Este sábado, dia 12, é inaugurada, às 16h, a exposição de pintura “O Viajante em Sind” de Lopes de Sousa. Patente até dia 25 de janeiro de 2025, o artista, mais que a realização de um sonho calçado nos princípios do “abstracionismo sensível ou informal”, envolto em sentimentos diversos e emoções, percorre um caminho de sonhos vividos, que vão além das conceções freudianas, exaltando o papel do inconsciente, na criação da arte!

Arroz com História: Tradição em Mãos

A produção de arroz em Estarreja faz parte da identidade da região, e quem teve a oportunidade de experienciar as várias fases do cultivo, ou conhece esta cultura, sabe que o ciclo do arroz já vai avançado! Decorrida a sementeira e plantação, as plantas do arroz crescem agora nos terrenos alagados do Baixo Vouga Lagunar até à maturação do grão. Após a monda, o ciclo termina com a colheita. Este domingo, dia 13, às 09h30, quem quiser pode participar neste momento especial, e reviver esta tradição.

Nota: As datas e horas das atividades podem sofrer alterações, por questões relacionadas com condições meteorológicas ou de logística.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda municipal disponível no website do Município.