AME Estarreja: o que fazer esta semana?

quinta, 19 de setembro 2024

Já sabe o que acontecerá nos próximos dias em Estarreja? A cidade continua a vibrar com o festival de arte urbana. Agarre na família e nos amigos e usufrua do que a cidade tem para oferecer.

Novas obras de arte urbana nascem no “museu a céu aberto”
Até dia 22 de setembro, domingo, a 6.ª edição do ESTAU reforça o convite a todos a passearem e a descobriram as ruas da cidade que estão transformadas em telas onde se mesclam as cores, as texturas, os sons, o património, as gentes e a identidade de uma terra. E a participarem nas diversas ações que se cruzam com o evento como oficinas, exposições, cinema, música, performances, instalações e visitas guiadas. As entradas são gratuitas.
Esta quinta-feira, dia 19, às 21h30, há cinema no Cine-Teatro de Estarreja. A proposta a não perder é o filme “Banksy – procura-se!”.

No dia seguinte, dia 20, às 22h, há música na Rua Dr. Casimiro da Silva Tavares, junto do mural “A Nossa Casa” da autoria de Halfstudio, com a OJE – Orquestra de Jazz de Estarreja – Formação, com live mapping.
A Companhia de Música Teatral convida a tocar um instrumento musical coletivo na oficina “Gamelão de Porcelana e Cristal” no sábado, dia 21, com sessões às 11h, às 15h30 e às 17h, na Casa Municipal da Cultura. Neste dia há ainda visita guiada com língua gestual ao circuito de arte urbana, com ponto de encontro, às 17h, no museu Fábrica da História – Arroz. E muita música: “Nino e Viola” atuam às 18h30, no Mercado Municipal, e “Timeless Postcards”, às 22h, na Travessa Dr. António Madureira, junto do mural “Fora das Margens” da autoria de Tamara Alves (parque estacionamento Finanças).

O último dia da edição deste ano do ESTAU, dia 22, domingo, volta a contar com visitas guiadas. A primeira acontece às 10h, e é uma viagem pelo roteiro de arte urbana pelas freguesias, com ponto de encontro no “Guarda Rios” de Bordalo II, no Parque Municipal do Antuã. Já à tarde, às 17h, há nova visita guiada com língua gestual ao circuito de arte urbana (ponto de encontro: museu Fábrica da História – Arroz). A fechar o dia as “Rainhas do Autoengano atuam às 18h30, na Praça Francisco Barbosa.

Descarregue a brochura oficial do ESTAU 2024, consulte a programação, tome nota e participe! Uma nota importante: o local de realização dos concertos poderá sofrer alterações em função das condições climatéricas.

O museu Fábrica da História – Arroz já abriu as portas ao público
Venha descobrir o novo equipamento cultural da cidade: o museu Fábrica da História – Arroz. Conheça a história e as estórias da cultura do arroz em Estarreja. E não se esqueça: até 30 de setembro, a entrada no museu é gratuita.

Entre livros na Biblioteca Municipal
Na noite de sexta-feira, dia 20, às 21h00, assista à apresentação do livro “Três Estrelas Apenas” do estarrejense Eduardo Lopes. Professor de português há 41 anos, foi nos seus alunos que se inspirou para criar esta obra. Durante a manhã sábado, dia 21, das 10h às 12h, o Grupo de Estarreja Dress a Girl – Portugal convida a comunidade a participar nesta ação de costura solidária e a doar tecidos de algodão (coloridos e sem transparências), elásticos, linhas de crochet n.° 6 e cuecas novas (menina e menino dos 6 aos 12 anos). Tudo isto, para criar vestidos e calções para crianças carenciadas em todo o mundo. Junte-se a esta onda de solidariedade, proteção e esperança!

O palco do CTE
Antecipando a próxima semana, dia 27, há cinema em cartaz com um filme de Tiago Roma Almeida, um jovem cineasta estarrejense, aluno do Agrupamento de Escolas de Estarreja, que estreou na edição deste ano do Festival de Cinema de Avanca a sua primeira longa-metragem "Gatos com oito vidas", um filme rodado em Estarreja que coloca em cena novos atores. Para assistir às 21h30.

A 28 de setembro chega a 19.ª edição do Estarrejazz. Dirigido aos jovens com experiência musical, estudantes de música e músicos profissionais, há um workshop de ritmo e melodia conduzido pelo saxofonista João Mortágua (28 de setembro). De 3 a 12 de outubro, Ricardo Nogueira Fernandes estará em residência artística com uma reportagem gráfica intitulada “Estarrejazz”. Por fim, João Martins tutela una oficina de jazz de iniciação ao mundo da improvisação e do jazz.

Esta edição do festival de jazz da cidade acolhe, de 4 a 12 de outubro, seis concertos: Trio Eugénia Contente (dia 3); ZZAJ Trio (dia 4); Carmen Souza (dia 5); Pedro Molina Quartet (dia 10); Lokomotiv Quartet (dia 11); e Daniel Bernardes (dia 12).

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda municipal disponível no website do Município.