Viagem às tradições até ao final do séc. XIX

Visitas aos ranchos folclóricos

Segunda, 07 de Maio 2018


Nem sempre é fácil escolher o traje adequado para o Mercado Antigo, em especial quando se é exigente na indumentária e se quer respeitar com rigor a época histórica a que se reporta a recriação, entre o final do século XIX e o início do século XX.

 

Ciente dessas dificuldades que os estarrejenses possam vir a ter, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu promover a “Viagem às tradições”, que se baseia na visita às sedes dos ranchos folclóricos do concelho, nos dias 12, 15, 19, 25 e 26 de maio.

 

O objetivo é dar a conhecer os trajes antigos daquele tempo e explicar as tradições populares associadas. No final espera-se que os participantes do Mercado Antigo consigam uma recriação fiel das roupas de outros tempos.

 

Com mais esta ação e em parceria com os cinco grupos de folclore do concelho, a Câmara Municipal pretende preservar a inestimável herança cultural, mantendo vivas as nossas raízes. Esta será mais uma oportunidade de divulgar as tradições e celebrar uma das mais importantes manifestações culturais.

 

Data de 1812 a criação pela Câmara Municipal de Estarreja do mercado, aos domingos de manhã, na praça de Estarreja e um pequeno mercado diário, mais vocacionado para os alimentos frescos.

 

A recreação histórica do Mercado Antigo pretende relembrar o quotidiano do final do Séc. XIX ao início do Século XX, com espaços de venda, encenações, trajes, costumes e música tradicional, num rebuliço de feira popular carregada de emoções e de memórias que atravessam gerações e nos tocam porque fazem parte de nós.

 

O Mercado Antigo irá realizar-se no fim de semana de 2 e 3 de junho, dando início às Festas de Santo António, da Cidade e do Município (2 a 13 de junho 2018).

 

 

Programa

Rancho Folclórico As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã            12 de maio 15H00

Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia de Pardilhó                             15 de maio 21H00

Rancho Folclórico As Tricaninhas do Antuã                                    19 de maio 15H00

Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros (cancelado)                    25 de maio 21h30

Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca                               26 de maio 15H00

 

Conhecer as nossas raízes, as tradições, os costumes e as profissões do passado, em particular dos finais do Séc. XIX e início do Sec. XX, é fundamental para entender a nossa identidade cultural e fazer uma fiel recriação histórica do Mercado Antigo. Os nossos Ranchos e Grupos de Folclore aceitaram o desafio do Município e abrem as suas portas para nos guiarem no tempo, num mostruário de trajes, partilhas de histórias, usos e memórias locais, que antecede a realização do Mercado Antigo de Estarreja. Embarque nesta Viagem às Tradições e participe na recriação do nosso Mercado Antigo!

 

Inscrições
Formulário online http://bit.do/viagemtradicoesinscricao ou presencialmente na Casa Municipal da Cultura.

 

Transporte

A Câmara Municipal assegura transporte para as sedes dos grupos \\ Ponto de encontro: Casa da Cultura \\ Os participantes que quiserem usufruir do transporte municipal devem comparecer 15 minutos antes da hora da visita junto à Casa da Cultura.