Estarreja recebe entrega de prémios da Bondalti a projetos sustentáveis criados por universitários

terça, 13 de maio 2025


Estarreja irá receber a sessão de entrega de prémios do programa Together Matters: From Purpose to Impact, promovido pela empresa Bondalti, agendada para esta quinta-feira, 15 de maio, às 17h30, no Cine-Teatro. Ao longo do dia, serão discutidos e apresentados os projetos da autoria de 20 estudantes universitários, com o objetivo de transformar ideias em soluções do presente, para assegurar um futuro mais sustentável.

Desenvolvido no âmbito da estratégia de responsabilidade social corporativa da Bondalti, designada “Together Matters”, o programa “From Purpose to Impact” tem como objetivo central o desenvolvimento de soluções que respondam a desafios ambientais fundamentais, através de um programa integrado e imersivo que permite ganhar competências empresariais, colaborar com equipas diversificadas e mergulhar no mundo da inovação social.

O desafio lançado aos estudantes abarcou dois grandes temas: “Adaptação às alterações climáticas e transição justa”, com foco em soluções e tecnologias para o setor da água, aumentando a sua segurança e resiliência climática; e “Energia verde e negócios 4.0”, centrado no desenvolvimento de materiais verdes e renováveis, cadeias de abastecimento e modelos de negócio sustentáveis.

O programa é destinado a estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Universidade de Aveiro (UA), entidades com as quais a Bondalti detém uma ligação histórica, e pretende reforçar esta relação entre o meio académico e a indústria, aproximando jovens talentos e líderes empresariais, inovadores sociais e especialistas em sustentabilidade.

Na fase final, agendada para Estarreja, após avaliação de um júri composto por elementos da Bondalti e personalidades ligadas à indústria, serão atribuídos prémios no valor global de €5000, a dividir por três categorias: “Desafio Bondalti – Melhor Projeto Global”, “Melhor Solução Sustentável” e “Melhor Projeto de Empreendedorismo”. Os projetos serão avaliados de acordo com seis critérios-chave: Criatividade, Viabilidade, Clareza e Qualidade da Apresentação, Potencial de Mercado, Impacto e Sustentabilidade, e Colaboração da Equipa e Liderança.

Além dos prémios monetários, aos alunos vencedores serão ainda oferecidas experiências exclusivas e ações de formação avançadas, entre outras formas de reconhecimento.

Até ao “Dia do Hackaton”, agendado para dia 15 de maio de 2025, durante o qual serão discutidos e apresentados os projetos e encontrados os vencedores, os participantes percorrem diversas etapas com o objetivo de os inspirar, guiar e capacitar ao longo da viagem “From Purpose to Impact”, incluindo desafios interativos e participação em masterclasses lideradas por especialistas do sector, focadas na inovação social, carreiras ecológicas e desenvolvimento da liderança.