13 anos com 373 mil espectadores

Cine-Teatro comemora esta noite com Simone de Oliveira

13 anos de histórias, de centenas de rostos e expressões em palco, de arte numa programação transversal, de envolvimento da comunidade, de audíveis aplausos de reconhecimento, de públicos que regressam...

sexta, 22 de junho 2018

O Cine-Teatro de Estarreja comemora o seu 13º aniversário da reabertura do edifício após obras de reabilitação com motivos para festejar. Pelo principal palco da cultura estarrejense, passaram 372 687 espectadores, em 3 802 eventos, e esta sexta-feira, dia 22 de junho, uma artista única e que dispensa apresentações junta-se à festa de aniversário, a acrescentar mais um capítulo na história de vida do equipamento municipal.

Só o ano passado, a sala de espetáculos acolheu um total de 30 823 espetadores, ao longo de 241 eventos das várias áreas culturais, que vão do teatro à dança, da música ao cinema, complementadas com seminários, exposições, oficinas, masterclasses e workshops. Números que revelam a aposta certeira numa programação de qualidade que pisca o olho a vários públicos, tendo em vista a atração de novos espectadores e a sua fidelização.

Abertura do programa com jovens atores amadores

A comunidade local e a sua formação artística é outra das missões do CTE. E a abertura das comemorações do aniversário, no último sábado, 16 de junho, teve como protagonistas 9 jovens estarrejenses, do Teatro do Desassossego - Grupo de Teatro Juvenil do CTE, que apresentaram a peça “Coro dos Maus Alunos”, inspirada na obra de Tiago Rodrigues. Destinado aos jovens entre os 12 e os 18 anos, este projeto pedagógico é promovido no âmbito do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa.

A 18 de junho de 2005, a batuta de José Ferreira Lobo, que conduzia a Orquestra do Norte, regia os primeiros compassos em noite de reabertura do Cine-Teatro de Estarreja. 13 anos depois, o palco pertence a Simone de Oliveira.

Noite de histórias com Simone de Oliveira

Esta sexta-feira, dia 22, pelas 21H30, o auditório do CTE apresenta “Conta-me Histórias… com Simone de Oliveira”.  “Conta-me Histórias” é um ciclo de conversas-concerto com conhecidos músicos portugueses, onde estes revelam alguns pormenores menos conhecidos das suas carreiras, acompanhadas por algumas das suas músicas mais conhecidas, em registo acústico.

Passaram-se quase 50 anos desde que Simone nos levou à Eurovisão, com “Desfolhada Portuguesa”, uma canção composta e escrita por José Carlos Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, com orquestração do maestro Joaquim Luís Gomes, e que venceu o Festival da Canção em 1969, quando Simone tinha 30 anos. Não faltarão histórias para partilhar com o público estarrejense.

É com uma grande honra que o Cine-Teatro de Estarreja comemora o seu aniversário com uma das figuras ímpares da cultura portuguesa.